Aeroporto de Fernando de Noronha
Foto: Sec. de Infraestrutura/Divulgação

O Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MInfra), autorizou o governo de Pernambuco a licitar novas obras para o Aeroporto de Fernando de Noronha.

Com o certame, as pistas de pouso e de taxiamento, bem como o pátio de aeronaves, terão os pavimentos completamente restaurados.

A licitação tem valor estimado em R$ 66.632.730,14, dos quais R$ 55 milhões serão custeados pelo Governo Federal – os recursos são do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC).

Conforme a autorização, o processo licitatório será conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (SEINFRA) de Pernambuco, e as obras devem ser executadas em até 11 meses após a contratação da empresa vencedora e da emissão da ordem de serviço. O edital será publicado nas próximas semanas.

 

Modernização

Verão Fernando de Noronha
Foto: Agência Brasil

As intervenções fazem parte de série de melhorias voltadas à modernização do aeródromo, com elevação do nível de serviço prestado e da segurança operacional. Para o Governo Federal, trata-se de investimento estratégico.

O terminal aéreo é de extrema importância para o turismo da região, pois Noronha é um dos destinos mais visitados do Brasil e atende viajantes de todo o mundo. Recentemente, a conclusão da sinalização luminosa dos morros do arquipélago possibilitou pousos e decolagens no período norturno.