Foto - REUTERS/Toby Melville

O Aeroporto de Gatwick, na região de Londres, está enfrentando nesta semana um grave problema envolvendo drones. De acordo com a administração do local, os drones estão voando nos arredores do aeroporto e causando insegurança para a aviação, por este motivo várias companhias aéreas estão cancelando voos, criando problemas para reacomodar os passageiros.

Nesta quinta-feira boa parte dos voos continuavam com “status” de cancelado, e vários voos com pousos programados foram encaminhados a outros aeroportos. Esse problema chama atenção por estar acontecendo perto do período de natal, e também na época de inverno.

“Também temos o helicóptero no ar, mas a polícia disse que seria perigoso tentar abater os drones por causa do que pode acontecer com as balas perdidas”, disse o gerente-chefe de operações de Gatwick, Chris Woodroofe.

A polícia local agora deve apostar em um modelo de rastreamento do sinal de controle remoto, já que esses aparelhos são comandados a partir de uma frequência específica proveniente de equipamentos (controles) que estão em solo.

A interferência de drones no tráfego aéreo é uma preocupação constante no Aeroporto de Gatwick, desde 2015 pelo menos 92 incidentes deste tipo foram registrados.