Aeroporto de Lisboa Humberto Delgado
Foto: Sharon Hahn Darlin/Wikimédia (CC BY 2.0)

O Aeroporto de Lisboa – Humberto Delgado, foi eleito recentemente pela AirHelp como o pior do mundo, de acordo com um ranking da empresa que considera as opiniões dos passageiros, e a pontualidade dos voos.

No ranking divulgado, dos 10 melhores aeroportos, os localizados em Doha (Hamad), Tóquio (Narita) e Atenas, lideram a tabela, enquanto Humberto Delgado fica na 132ª posição. 

De acordo com a organizadora da seleção, o AirHelp, nos dados de 2019 o Aeroporto Humberto Delgado registrou vários atrasos de voos, seja nas partidas ou chegadas. Além disso, alguns serviços oferecidos aos passageiros foram considerados como deficitários.

A nota total foi 5,76 do Aeroporto de Lisboa, com destaque para a nota 4,7 para a pontualidade, e 7,3 para serviços e disponibilidade de comidas e bebidas.

O Aeroporto de Curitiba e Viracopos, em Campinas, foram os únicos presentes no TOP 10, com notas gerais 8,37 e 8,25, respectivamente.

Em 2017 o Aeroporto Humberto Delgado movimentou 26,6 milhões de passageiros e já estava bem acima da sua capacidade de processamento de passageiros. Algumas obras de expansão foram iniciadas no Aeroporto Humberto Delgado e deverão ser concluídas em breve, no entanto, o local tem seus limites de espaço.

Ainda em 2021 o Aeroporto Humberto Delgado precisou enfrentar uma série greve organizada pelo Sindicato dos Técnicos de Handling dos Aeroporto (STHA), cancelando milhares de voos da TAP em plena pandemia.

A AirHelp é a maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque. A AirHelp já ajudou mais de 16 milhões de pessoas, está disponível em todo o mundo e oferece suporte em 16 idiomas.

Veja o ranking dos 10 piores aeroportos em todo o planeta no ranking da AirHelp:

  1. Aeroporto Internacional Humberto Delgado/Lisboa/Portugal;
  2. Aeroporto Internacional do Kuwait/ Kuwait;
  3. Aeroporto de Eindhoven/Países Baixos;
  4. Aeroporto Internacional Henri Coandă/Bucareste/Roménia;
  5. Aeroporto Internacional de Malta/Malta
  6. Aeroporto de Manchester/Inglaterra/Reino Unido;
  7. Aeroporto de Paris Orly/Paris/França;
  8. Aeroporto Francisco Sá Carneiro/Porto/Portugal;
  9. Aeroporto Billy Bishop Toronto City/Ontário/Canadá;
  10. Aeroporto de Londres Gatwick/Inglaterra/Reino Unido.