Aeroportos sustentáveis

Após diversas iniciativas e boas práticas relacionadas a sustentabilidade, o Aeroporto de Macaé atingiu a pontuação mais elevada entre os participantes da Edição 2020 do Programa Aeroportos Sustentáveis e recebeu o título da ANAC nesta terça-feira (08), durante o webinar Aviação Sustentável, transmitido ao vivo pelo Canal da Agência no Youtube. O programa reconhece os aeroportos que se destacaram durante o ano, dentro de cada categoria de aeródromos, definida por número de passageiros.

Dentre as melhorias e programas desenvolvidos para a conquista do título, a Zurich Airport Brasil investiu no desenvolvimento de 5 pilares de gestão: energia, resíduos, água, mudança climática, bem-estar e educação ambiental. Entre as iniciativas, estão:

  • BMS: Sistema de Monitoramento de Eficiência Enérgica (sensores inteligentes que monitoram a iluminação, climatização, etc. em tempo real)
  • Iluminação natural (clarabóia) e troca gradativa lâmpadas por LED
  • 100% da energia consumida no TPS oriunda de fontes limpas e renováveis
  • Separação dos residuos na fonte geradora (recicláveis, nao recicláveis, orgânicos e perigosos) e doação para cooperativas
  • Desvio de aterro em uma média de 73%
  • Consumo medido pelos hidrómetros e uso racional controlado pelo BMS
  • Instalação de aeradores/ redutores de vazão nas torneiras
  • Mapeamento e quantificação de todas as fontes emisoras de Gases de Efeito Estufa em 2021
  • Kit use e reuse para colaboradores, além de gestão documental 100% eletrônica (90% de redução no consumo de folhas de papel)

Durante o encontro virtual, o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, reforçou que esse é um dos valores que norteiam a empresa. “A Zurich Airport Brasil sempre teve em seu DNA o respeito e o cuidado com o meio ambiente, e esse prêmio reflete os nossos esforços e a seriedade com que tratamos o tema. A gestão dos recursos e as diversas medidas que implementamos em todos nossos aeroportos fazem parte do nosso compromisso com a sustentabilidade e com a contribuição para um setor melhor” afirmou.

A webinar trouxe reflexões importantes para o setor, ministrada pela Juliana Macedo Scavuzzi, Diretora-Executiva da Airports Council International (ACI World) que deu exemplos de ações práticas no dia a dia para a sustentabilidade nos aeroportos.