Aeroporto de Navegantes
Foto: Prefeitura de Navegantes/Divulgação

A Infraero entrega nesta segunda-feira, 24/5, a reforma, ampliação e modernização do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder, em Santa Catarina, e a nova Torre de Controle.

Foram investidos R$ 61,7 milhões, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).  

O novo terminal do Aeroporto de Navegantes quase triplicou de tamanho – chegando a 13,6 mil m² – e a sala de embarque é quase cinco vezes maior que a atual – com 2,8 mil m².

Confira as novas instalações no vídeo abaixo:

As melhorias, que iniciaram em junho de 2019, também incluem uma nova sala de embarque internacional, climatização de todo terminal, instalação de novas esteiras de restituição de bagagens, elevadores e escadas rolantes, além de mais seis sanitários e a ampliação da área de check-in.

“Essa é mais uma obra entregue pelo Governo Federal que irá melhorar consideravelmente a prestação do serviço para os passageiros que trafegam pelo aeroporto. Essa entrega importante dará mais conforto e segurança para todos os usuários do terminal do litoral catarinense”, enfatizou Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Minfra. 

De acordo com o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, as obras garantem o aumento dos níveis de conforto, serviço, segurança e capacidade operacional do aeroporto, além de contribuírem com o desenvolvimento da economia do País e da região.

“Os trabalhos fazem parte de um conjunto de medidas da Infraero para aprimorar e modernizar o terminal de passageiros e, assim, garantir mais conforto e segurança a usuários e passageiros. Estamos entregando um terminal condizente com a importância e a relevância desta região”, afirmou.

 

Ampliação e modernização do aeroporto

A modernização também possibilitou ampliar as áreas comerciais, bem como dos órgãos públicos e da infraestrutura básica do aeroporto, como energia elétrica e abastecimento de água.

As melhorias fazem parte de uma série de fases da ampliação e modernização do aeroporto, que já recebeu novas instalações da Seção Contra Incêndio (SCI), Central de Resíduos Sólidos (CRS), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), guarita de segurança e prédio administrativo da Infraero.  

 

Nova Torre de Controle 

A nova Torre de Controle do Aeroporto de Navegantes conta com equipamentos modernos de navegação aérea visando melhorias operacionais e de segurança.

O prédio possibilita uma melhor cobertura visual das áreas operacionais, além do aprimoramento do controle do espaço aéreo na região. Possui 26,6 metros desde a base até a parte superior da laje e, contando a antena de 6 metros, totaliza 32,6 metros de altura. 

A nova edificação mais que dobrou de tamanho, inclui espaço para o setor de meteorologia, sala técnica e áreas administrativas de gestão e apoio. Os ambientes são mais amplos, com dois elevadores, auditório e atende a todos os requisitos de acessibilidade.

A antiga Torre foi demolida e a área liberada foi incorporada na ampliação e modernização do Terminal de Passageiros.  

 

Abaixo os principais benefícios promovidos pela Infraero no aeroporto catarinense: 

AMBIENTE     

TERMINAL EXISTENTE     

TERMINAL PÓS REFORMA E AMPLIAÇÃO     

AMPLIAÇÃO (EM %)   

Terminal atual (m²)   

5.200     

13.698     

163,42%     

Saguão público (m²)   

1.244     

2.735     

119,86%     

Inspeção de embarque (m²)   

65     

405     

523,08%     

Sala de embarque (m²)   

483   

2.857   

       491,51%     

Implantação de sala de embarque internacional (m²)   

0     

567     

567%   

Sala de desembarque (m²)   

428     

1.458     

240,65%     

Sanitários (m²)  

180     

643     

257,22%     

Área comercial (m²)   

1.065     

2.119     

98,97%     

Esteiras de restituição de bagagem     

2     

3     

50%     

Órgãos públicos (m²)  

85     

369     

334,12%