Aeroporto Viracopos Campinas
Crédito da foto: Ricardo Lima

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), obteve 100% de conformidade na Auditoria Anual AVSEC (2022), que consiste em uma avaliação detalhada de todos os aspectos envolvidos na organização da segurança contra atos de interferência ilícita na aviação civil.

O resultado alcançado, consolida o exitoso resultado obtido na inspeção AVSEC realizada em 2021, na qual não foram identificadas não conformidades.

A auditoria no aeroporto foi realizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) entre os dias 2 e 4 de maio. Viracopos obteve 100% de conformidade em 2022, ratificando o resultado da inspeção AVSEC realizada em 2021 – na qual não foram identificadas não conformidades.

Continua depois do anúncio

AVSEC é uma abreviação para o termo em inglês Aviation Security, que significa segurança contra atos de interferência ilícita na aviação.

Foram verificados todos os itens do Compêndio de Elementos de Fiscalização do RBAC 107 ANAC previstos para Aeródromo AP-3, durante a auditoria da ANAC.

Segundo o Programa de Segurança contra Atos de Interferência Ilícita (PAVSEC), cabe à ANAC realizar atividades de Controle de Qualidade AVSEC nos operadores de aeródromos, operadores aéreos e centros de instrução AVSEC, aplicando as providências administrativas cabíveis.

Continua depois do anúncio

“Essa conquista envolveu, além da Gerência de Segurança, diversas outras áreas da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos como as gerências de Operações, Manutenção, SGSO, Implantação, Administrativa, Carga, Controle de Qualidade AVSEC, Sistemas, Recursos Humanos”, disse o Diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.

A auditoria envolveu outras organizações integrantes do sistema de segurança da aviação civil, com interface direta em procedimentos do agente auditado (Viracopos), dentre outras, empresas prestadoras de serviços auxiliares contratadas e exploradores de áreas aeroportuárias.

Na auditoria AVSEC são verificadas as combinações de medidas, de recursos humanos e de materiais destinados a proteger a aviação civil contra atos de interferência ilícita.

Continua depois do anúncio

“A auditoria incluiu entrevistas com os profissionais responsáveis por AVSEC, profissionais envolvidos diretamente na execução dos procedimentos de segurança, além das verificações de documentos e procedimentos descritos nos programas de segurança, manuais de procedimentos, instruções de trabalho e na regulamentação vigente”, disse o Gerente de Segurança de Viracopos, Wesley Ramos Correa.

 

 

Com informações do Aeroporto de Viracopos.

Continua depois do anúncio