Aeroporto El Dorado Bogotá
Foto: Divulgação

O terminal colombiano é o 3º aeroporto da América Latina a assinar a Declaração do Palácio de Buckingham; 2º foi o Aeroporto de Brasília

O Aeroporto El Dorado, em Bogotá, na Colômbia, assinou a Declaração do Palácio de Buckingham, tornando-se o primeiro aeroporto da Colômbia e o terceiro da América Latina a demonstrar seu compromisso contra o comércio e transporte ilegal e em favor da proteção à vida selvagem.

A campanha “Unidos pela Vida Selvagem” (“United for Wildlife”) faz parte do grupo de trabalho criado em 2014 pelo Príncipe William com o objetivo de envolver o setor de transportes na luta contra o tráfico de animais silvestres. O grupo de trabalho reuniu aeroportos, companhias marítimas, companhias aéreas e órgãos governamentais, para identificar e viabilizar ações lideradas pelo setor privado.

A Declaração do Palácio de Buckingham foi assinada em 9 de agosto de 2021, no aeroporto El Dorado. O primeiro signatário na região foi o Aeroporto Ecológico de Galápagos, no Equador, operado pela Corporación América Airports, que também é operadora do Aeroporto Internacional de Brasília, o segundo aeroporto signatário na região.

Mais de 40 empresas e organizações signatárias da Declaração se comprometem a combater o tráfico internacional de espécies silvestres, identificando comerciantes ilegais, compartilhando informações e desenvolvendo mecanismos de ação harmonizados, entre outras medidas.

Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral do Conselho Internacional de Aeroportos (Airport Council Internacional – ACI World) afirmou: “Estou orgulhoso do compromisso demonstrado pelo Aeroporto El Dorado, na Colômbia, ao assinar a Declaração do Palácio de Buckingham e aderir à luta contra o tráfico ilegal de vida selvagem.”

“Este é um negócio de milhões de dólares e, à medida em que as viagens são retomadas, o sistema de transporte aéreo está na mira de caçadores que tentam transportar mercadorias ilegais de vida selvagem. Aeroportos como El Dorado são essenciais na luta contra o tráfico de vida selvagem e continuaremos a lutar junto com nossos parceiros para acabar com este comércio ilegal.”

ACI publicou orientações para seus membros sobre o combate ao comércio ilegal de animais selvagens. O Manual de Tráfico de Animais Selvagens da ACI foi desenvolvido com o apoio da associação ROUTES (Reducing Opportunities for Unlawful Transport Endangered Species) e da USAID.

 

Via: Airports Council International (ACI World)

DEIXE UMA RESPOSTA