Infraero/Divulgação.

Nesta quarta-feira (1º/12) foram retomados os voos comerciais e de aviação geral no Aeroporto Regional do Vale do Aço, também conhecido como Aeroporto de Ipatinga, localizado em Santana do Paraíso (MG).

A Infraero faz a gestão do aeroporto desde agosto de 2020, quando foi contratada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, administrador do aeródromo.

A volta das operações foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após a conclusão das obras na pista de pouso e decolagem.

Os serviços incluíram a restauração do pavimento (base, sub-base e capa asfáltica) da pista e das duas taxiways, além da reforma do pavimento do pátio de aeronaves e implantação de nova sinalização horizontal. As obras foram realizadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

O superintendente da Infraero no Aeroporto Regional do Vale do Aço, Ronan Fernandes, explica que a Infraero acompanhou os trabalhos na pista, com atenção especial para critérios de segurança operacional. “As operações já serão retomadas com cinco voos diários da Azul Linhas Aéreas. Sem dúvidas esse é um aeroporto muito importante para a região, tanto do ponto de vista logístico quanto de conectividade”, acrescenta Ronan. 

A Infraero também aproveitou o período em que o Aeroporto esteve fechado para obras para promover melhorias no terminal de passageiros. Foram concluídos serviços como a ampliação da sala de embarque, que passou de 70 para 110 lugares, modernização de guichês de check-in e atendimento comercial, ajustes no sistema de informação de voo e criação de 80 pontos de recarga de celular.

Além disso, a Infraero realizou melhorias nos sanitários, no sistema de iluminação do pátio e na pintura do terminal de passageiros. Outras entregas incluem a criação de um fraldário na área pública e de banheiro família na sala de embarque

GESTÃO INFRAERO

A Infraero é responsável pela gestão, operação e manutenção do Aeroporto Regional do Vale do Aço. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se os serviços de Agentes de Proteção de Aviação Civil (APAC), bombeiros, fiscalização das áreas do terminal de passageiros, bem como da pista de pousos e decolagens, pátio e pistas de taxiamento durante o atendimento de embarques e desembarques de passageiros.

Em agosto de 2021, a Infraero também foi contratada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) para a elaboração do Plano Diretor (PDIR) do Aeroporto.

O PDIR planeja a expansão da infraestrutura aeroportuária de acordo com a regulamentação de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e em função do potencial existente na região para a exploração do transporte aéreo de cargas e passageiros.

Sua aprovação é requisito obrigatório para aeródromos que operam voos de empresas aéreas prestadoras de serviço de transporte aéreo regular de passageiros ou carga.

Via Infraero

DEIXE UMA RESPOSTA