Advertisement

Aeroporto Regional do Vale do Aço retoma operações de voos comerciais

Nesta quarta-feira (1º/12) foram retomados os voos comerciais e de aviação geral no Aeroporto Regional do Vale do Aço, também conhecido como Aeroporto de Ipatinga, localizado em Santana do Paraíso (MG).

A Infraero faz a gestão do aeroporto desde agosto de 2020, quando foi contratada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, administrador do aeródromo.

A volta das operações foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após a conclusão das obras na pista de pouso e decolagem.

Os serviços incluíram a restauração do pavimento (base, sub-base e capa asfáltica) da pista e das duas taxiways, além da reforma do pavimento do pátio de aeronaves e implantação de nova sinalização horizontal. As obras foram realizadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

O superintendente da Infraero no Aeroporto Regional do Vale do Aço, Ronan Fernandes, explica que a Infraero acompanhou os trabalhos na pista, com atenção especial para critérios de segurança operacional. “As operações já serão retomadas com cinco voos diários da Azul Linhas Aéreas. Sem dúvidas esse é um aeroporto muito importante para a região, tanto do ponto de vista logístico quanto de conectividade”, acrescenta Ronan. 

A Infraero também aproveitou o período em que o Aeroporto esteve fechado para obras para promover melhorias no terminal de passageiros. Foram concluídos serviços como a ampliação da sala de embarque, que passou de 70 para 110 lugares, modernização de guichês de check-in e atendimento comercial, ajustes no sistema de informação de voo e criação de 80 pontos de recarga de celular.

Além disso, a Infraero realizou melhorias nos sanitários, no sistema de iluminação do pátio e na pintura do terminal de passageiros. Outras entregas incluem a criação de um fraldário na área pública e de banheiro família na sala de embarque

GESTÃO INFRAERO

A Infraero é responsável pela gestão, operação e manutenção do Aeroporto Regional do Vale do Aço. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se os serviços de Agentes de Proteção de Aviação Civil (APAC), bombeiros, fiscalização das áreas do terminal de passageiros, bem como da pista de pousos e decolagens, pátio e pistas de taxiamento durante o atendimento de embarques e desembarques de passageiros.

Em agosto de 2021, a Infraero também foi contratada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) para a elaboração do Plano Diretor (PDIR) do Aeroporto.

O PDIR planeja a expansão da infraestrutura aeroportuária de acordo com a regulamentação de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e em função do potencial existente na região para a exploração do transporte aéreo de cargas e passageiros.

Sua aprovação é requisito obrigatório para aeródromos que operam voos de empresas aéreas prestadoras de serviço de transporte aéreo regular de passageiros ou carga.

Via Infraero

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: Infraero, Ipatinga, usaexport, Vale do Aço