Foto - Aeroporto de Brasília/Inframerica

A OAG lançou hoje (03/01) a “Punctuality List 2020”, elaborado pela empresa OAG (Official Airline Guide), onde lista as companhias aéreas mais pontuais durante 2019, que você pode conferir Clicando Aqui, e juntamente um ranking com os aeroportos, que você pode conferir logo abaixo.

Vale ressaltar que a OAG considera como voo atrasado quando o mesmo esta acima de 15 minutos do horário informado pela companhia.

 

Aeroportos de Pequeno Porte – 2,5 milhões de passageiros

Na tabela abaixo podemos conferir o ranking dos aeroportos que transportam de 2,5 a 5 milhões de passageiros por ano. Aqui temos como destaque Fortaleza e Curitiba, dois aeroportos brasileiros entre os 20 melhores.

 

Aeroportos de Médio Porte – De 5 a 10 milhões de passageiros

Na tabela abaixo temos Panamá como o Aeroporto de médio porte mais pontual do mundo, combinando também com a tabela das companhias aéreas, que indica a Copa Airlines como as três companhias mais pontuais em 2019. O Aeroporto do Panamá é principal hub da Copa Airlines.

Na lista também temos Recife, Aeroporto do Galeão (RJ), Belo Horizonte, e o Aeroporto Santos Dumont (RJ), como aeroportos brasileiros de destaque.


Um ponto é que o Aeroporto do Galeão não deveria estar nessa lista, visto que ele transporta mais de 10 milhões de passageiros por ano.

 

Aeroportos de Grande Porte – De 10 a 20 milhões de passageiros

Poucos aeroportos no Brasil situam entre a categoria de 10 a 20 milhões de passageiros, mas aqui há dois destaques: Brasília e Congonhas (SP).

O Aeroporto de Brasília é conhecido por ser um hub da TAM e GOL, e durante boa parte do ano desfruta do período de seca do Cerrado, que resulta em pouca nebulosidade e chances de fechar ou atrasar voos por condições climáticas.

Já o Aeroporto de Congonhas tem uma rígida regra da ANAC para garantir o uso dos slots ao máximo, que analisa a quantidade de voos cancelados e atrasados por companhia aérea. A qualquer momento a ANAC pode retirar os slots, se a companhia não cumprir o acordo.

Se o Galeão estivesse nesse ranking, ele seria 13º colocado.

 

Mega Aeroportos – Mais de 20 milhões de passageiros

No Brasil o único aeroporto que transporta mais de 20 milhões de passageiros facilmente é o Aeroporto de Guarulhos, localizado na região metropolitana de São Paulo. Esse é outro que se destaca na tabela dos mais pontuais.

Também temos uma grande presença de aeroportos japoneses e americanos nas tabelas a seguir, e podemos observar como é difícil manter o índice de boa pontualidade para os grandes aeroportos, muitos deles tem valores abaixo de 80%.