Aeroportos do Rio de Janeiro sofrem com atrasos nos voos desta manhã

Aeroporto Santos Dumont Rio de Janeiro ALTA
Foto: Infraero/Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (05/04) os aeroportos localizados na TMA Rio de Janeiro, onde fica os aeroportos do Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá, tiveram suas operações afetadas por um defeito no sistema de radar da Força Aérea Brasileira, que coordena o tráfego aéreo em todo país, inclusive no setor de aproximação.

O problema apresentado pelos radares não chegaram a cancelar os voos, mas atrasaram boa parte deles, pois os controladores e a torre dos aeroportos não conseguiram operar com um espaço reduzido de tempo e distância entre as aeronaves, por segurança da navegação aérea.

A Infraero, que administra o Aeroporto Santos Dumont disse que os pousos estão sendo operados com atrasos, mas as partidas não estão sendo afetadas pelo problema nos radares.

Já o Aeroporto Internacional do Galeão, administrado pela concessionária RIOGaleão, ressaltou que desde às 8h20 está operando pousos e decolagens com atrasos.

Em comunicado a concessionária RIOGaleão disse: “O RIOgaleão informa que, em função de uma instabilidade no sistema de visualização de radar na região do Rio de Janeiro, de responsabilidade da Aeronáutica, o Aeroporto Internacional Tom Jobim entrou em operação convencional, que aumenta o intervalo entre pousos e decolagens, desde as 8h17 de hoje (05/04). A concessionária reforçou as equipes de atendimento e segurança nos terminais para informar e orientar os passageiros e acompanhantes. A empresa também está em contato permanente com a Torre de Controle da Aeronáutica aguardando a normalização da operação.”

A Força Aérea Brasileira já está trabalhando para resolver os problemas em seu sistema/infraestrutura, e espera retomar a normalidade até o final do dia.

Alguns voos em outros aeroportos também podem sofrer atrasos, devido ao efeito em cadeia da malha aérea das companhias.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.