Foto - Aeroporto de Viracopos/Divulgação

Os 20 principais aeroportos do país receberam dos passageiros, no 3º trimestre de 2019, a maior nota da série histórica da pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura.

Iniciada em 2013, a “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário” apontou, entre julho e setembro, uma nota média de 4,42 para o conjunto dos aeroportos, numa escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”. Isso significa que os aeroportos são considerados “bons” ou “muito bons” para 91% dos 25.461 passageiros entrevistados.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a percepção geral de melhora sobre o conjunto dos 20 aeroportos cresceu 13,7%. A pesquisa avalia a experiência dos passageiros de voos domésticos e internacionais em diversos itens de infraestrutura aeroportuária, atendimento e serviços, e monitora o desempenho de diferentes processos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.

Dos 38 indicadores pesquisados, 79% (30) obtiveram média superior a 4 (bom), ficando dentro da meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). O levantamento serve como um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles, ao elevar os parâmetros de qualidade e explicitar o que precisa ser melhorado na prestação dos serviços.

 

ÓRGÃOS PÚBLICOS – O agrupamento “facilidades ao passageiro”, que contempla a avaliação de oito itens (como estacionamento, lojas e lanchonetes), obteve a pior avaliação média: 3,56.

Já a avaliação dos órgãos públicos nos aeroportos recebeu a maior nota média geral por agrupamento de indicadores: 4,57. Neste quesito, os passageiros avaliaram cordialidade dos funcionários e tempo de espera nas filas de aduana, migração e imigração.

As companhias aéreas receberam a segunda melhor nota média geral: 4,52. Os itens pesquisados foram cordialidade e prestatividade dos funcionários, tempo de fila no check-in, restituição de bagagem e disponibilidade e qualidade das informações.


A média percentual de evolução de todos os indicadores pesquisados, desde o início da série histórica em 2013, é de 14%. Os 20 aeroportos pesquisados são responsáveis por 87% do total de passageiros transportados no Brasil.

 

EVOLUÇÃO – Os aeroportos que registraram melhora na avaliação geral, em relação ao 3º trimestre do ano passado, foram os de Florianópolis, com evolução de 9%; o de Belém, 5,7%; e o de Fortaleza, com 4,7% de aumento da nota média dos usuários.

Também registraram melhora os aeroportos de Goiânia (+1,7%),  Brasília  (+1,5%),  Vitória (+1,3%), Maceió (+1%), Cuiabá (+0,8%), Campinas (+0,7%), Curitiba (+0,7%), Manaus (+0,5%), Porto Alegre (+0,5%), Rio-Santos Dumont (+0,4%) e São Paulo-Congonhas (+0,1%).

Já os aeroportos com queda da nota média geral atribuída pelos passageiros, em relação a 2018, foram os de Salvador (-3,4%), Recife (-1,8%), Belo Horizonte (-1,3%),  Natal (-1,3%),  São Paulo-Guarulhos (-1,1%) e Rio-Galeão (-0,4%).

 

Satisfação geral dos passageiros, por aeroporto (notas de 1 a 5):

Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário – 3º trimestre 2019

  • Campinas – 4,77
  • Curitiba – 4,75
  • Vitória – 4,65
  • Maceió – 4,56
  • Confins – 4,55
  • Goiânia – 4,54
  • Manaus – 4,53
  • Brasília – 4,47
  • Santos Dumont (Rio) – 4,44
  • Galeão (Rio) – 4,43
  • Fortaleza – 4,41
  • Congonhas (São Paulo) – 4,36
  • Porto Alegre – 4,35
  • Recife – 4,34
  • Guarulhos (São Paulo) – 4,34
  • Natal – 4,33
  • Cuiabá – 4,27
  • Belém – 4,23
  • Florianópolis – 4,17
  • Salvador – 4,12