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Afogada em dívidas, Alitalia precisará encarar novas concorrentes

Em 2017, uma série de matérias publicadas aqui no Portal Aeroflap apontavam os problemas da Alitalia com seu financeiro, que estava registrando prejuízos consecutivos, e que tornavam a companhia algo completamente anti-operacional.

Desde esse período para cá pouca coisa mudou na Alitalia, eles continuam registrando prejuízo, assim como nos últimos 9 anos. A companhia chegou a atingir uma dívida de 3 bilhões de euros (US $ 3,3 bilhões) no final de fevereiro de 2017.

O balanço da companhia aérea desde então está sendo examinado por três comissários, que receberam seis meses (desde 2017), para avaliar se a empresa pode ser reestruturada como autônoma, ou por meio de uma venda parcial ou total, ou então liquidada.

Várias companhias fizeram propostas para adquirir a Alitalia desde então, mas nada foi concretizado. Entre os gigantes que cogitaram essa possibilidade está: Lufthansa e Ryanair, uma outra companhia está interessada, mas se mantém no anonimato por enquanto.

O problema da Alitalia neste momento é que, outras companhias como a Air Italy e a Italian Airways estão surgindo, com apoio de empresas que antes cogitaram comprar a Alitalia.

A Air Italy é uma companhia que já existe, e hoje opera com a marca Meridiana, porém ela será totalmente reformulada, e lançada como um novo produto. O controle é feito através de uma participação de 49% da Qatar Airways. Os restantes 51% ficarão nas mãos da Alisarda, controlada por Aga Khan através da holding Akfed.

O apoio da Qatar Airways é essencial para o sucesso da Air Italy, de cara o CEO da Qatar focou no aprimoramento da frota, que será renovada nos próximos três anos com 20 novos Boeing 737 MAX 8 e, a partir da próxima primavera da Europa, 5 Airbus A330-200 da Qatar Airways entrarão na frota da Air Italy e serão substituídos, a partir de maio de 2019, por 20 Boeing 787-8 Dreamliner.

Essa é uma boa frota, com certeza, e capaz de concorrer com modernidade e eficiência.

Já a segunda companhia que se propõe entrar no mercado é a Italian Airways, que planeja lançar suas operações no verão europeu de 2018. O negócio está sendo tocado pelo empresário Giuseppe Gentile, que fundou a Air Europe e Air Italy, e foi o CEO da Eurofly.

Enquanto a Air Italy focará em rotas para a Europa inicialmente, a Italian Airways vai se apoiar em aeronaves da Ryanair, e focar em voos internacionais de longa distância a partir de Milão. Destinos na América do Norte, Central e do Sul estão sendo cogitados pelo CEO.

As operações serão realizadas com aviões Boeing 777-200 arrendados.

Além dessas duas companhias a Alitalia ainda precisa enfrentar outras Low Costs da Europa, que transportam passageiros para outros países a partir de aeroportos italianos.

Poucos sabem como essa concorrência afetará o mercado hoje dominado pela Alitalia, a tradicional companhia poderá chegar ao ponto de não ter forças para concorrer no mesmo mercado. No momento a Alitalia está se reformulando internamente para diminuir os prejuízos, e conseguir manter as suas operações por um período maior.

A maior preocupação da Alitalia, por enquanto, será com a Air Italy, que chega ao mercado italiano com um investimento forte da Qatar Airways, enquanto a Alitalia tem participação de 49% da árabe Etihad, que por enquanto não pode fazer novos investimentos.

 

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