A Air BP, fornecedora internacional de combustíveis para aviação, esteve este ano presente na LABACE, considerado o maior evento de aviação de negócios da América Latina. Durante o evento, a empresa anuncia a expansão de seu programa de neutralização das emissões de carbono relativas ao uso do combustível.

A Air BP vai implementar o programa em duas localidades do consórcio Voa São Paulo, cujos aeroportos passam a integrar a rede de abastecimento da Air BP no Brasil. O programa se aplica inicialmente a Jundiaí e Amarais, mas há potencial para expandir às demais localidades no futuro.

“Estamos muito orgulhosos por dar início a esta colaboração com a Voa São Paulo. Além da nossa já tradicional excelência em serviços e segurança em operações, iremos oferecer nosso programa de neutralização de carbono, em mais um passo para tornar a aviação executiva brasileira mais sustentável”, afirma Ricardo Paganini, Presidente da Air BP América do Sul.

A Air BP lançou seu programa de neutralização das emissões de carbono relacionadas ao uso do combustível no Brasil em 2018. De junho de 2018 a maio de 2019, o primeiro cliente a integrar o programa, a empresa de compartilhamento de aeronaves Avantto, neutralizou mais de 1.000 toneladas de CO2e, o equivalente a 1.588 viagens de São Paulo (SP/HBR) a Angra dos Reis (RJ) ou à captura de carbono realizada por quase 73 mil árvores adultas*. O acordo com a Avantto foi renovado por mais um ano, garantindo este benefício para clientes que partem das localidades em que a Air BP fornece combustíveis de aviação à empresa.

O programa da Air BP permite que as emissões de carbono relacionadas ao uso

de combustível de aviação fornecido pela Air BP sejam neutralizadas via projetos da carteira da BP Target Neutral, unidade do Grupo BP. Os projetos são avaliados com base em sua contribuição para reduzir as emissões de carbono e seu potencial para suportar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que incluem, por exemplo, seu potencial para ajudar amelhorar a qualidade de vida das comunidades nas quais estão inseridos por meio de benefícios educacionais, econômicos e sociais.

Este ano, passa a integrar a carteira de projetos da BP Target Neutral um programa localizado no norte do Brasil. A Kamiranga Cerâmicas é uma fábrica de cerâmica que produz tijolos no município de São Miguel do Guamá (PA). No passado, a fábrica usava a lenha nativa da Amazônia como combustível para produzir suas peças de cerâmica. Para mudar essa situação, em 2007, a fábrica passou a abastecer seus fornos com combustíveis exclusivamente renováveis, como sementes de açaí e serragem – e a redução nas emissões de gases de efeito estufa possibilitou à Karmiranga participar do mercado internacional de créditos de carbono. A renda gerada pela venda de créditos de carbono é reinvestida na modernização da fábrica e em benefícios para os trabalhadores e a comunidade local.

O programa de neutralização de carbono da Air BP está em linha com o compromisso do grupo BP com um futuro de baixo carbono e com o desafio duplo de fornecer mais energia para o mundo, ao mesmo tempo em que contribui para menores emissões de gases de efeito estufa. Atualmente, a Air BP possui operações de abastecimento de aeronaves neutras em carbono em 250 locais operados diretamente pela empresa em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA