Air China e British Airways iniciam voos no maior aeroporto de terminal único da China

Neste final de semana a Air China e a British Airways deram início aos voos internacionais no Aeroporto Internacional de Pequim Daxing.

A Air China iniciou com operações para Bangcoc, capital da Tailândia, enquanto a British Airways operou um voo de Londres para Pequim, retornando para a Capital Inglesa horas após o pouso no novo terminal.

Talvez isso seja um pouco estranho, considerando o fato de que a China Southern Airlines e a China Eastern Airlines representarão a maior parte da capacidade do aeroporto. A Air China, por outro lado, operará um número muito menor de voos.

A projeção é que daqui um ano o local já esteja operando voos para 112 destinos em todo o mundo e também na China.

As primeiras companhias que vão operar no local são aquelas filiadas à SkyTeam, uma aliança mundial. A migração das operações deverá ser realizada ao longo de vários dias, visto a complexidade de implementação dos sistemas, e de alocar vários passageiros em um voo terminal, algo que demanda um aviso prévio para os mesmos.

As companhias China Southern e China Eastern devem ser as primeiras que vão migrar suas operações para o novo terminal, acompanhadas de outras companhias da SkyTeam, como a KLM, Air France, Delta e Korean Air.

 

O novo Aeroporto de Pequim

Toda a construção foi iniciada do zero, em 2014, e as operações deverão ser iniciadas ainda em setembro deste ano. Todo esse tempo em meio ao país da mão de obra rápida e barata é devido ao tamanho do aeroporto, que será capaz de movimentar 100 milhões de passageiros por ano a partir de 2025.

Toda a arquitetura do terminal foi pensada para minimizar a distância percorrida pelo passageiro, e aumentar enormemente o conforto. O terminal de 700 mil m² é dividido em 5 píers, em uma configuração de estrela, o saguão principal se localiza no centro, permitindo também um grande hall de entrada.

O projeto apresenta oito pistas de pousos e decolagens, mas as operações serão iniciadas em setembro com apenas quatro. Isso mostra uma futura expansão do local para comportar ainda mais passageiros no mesmo sítio aeroportuário.

A primeira etapa, que vai perdurar até a inauguração do terminal, custou no total US$ 12 bilhões, mas futuros projetos de expansão, com a construção de pistas e mais taxiways, deve aumentar esse montante para US$ 17 bilhões.

A acessibilidade foi garantida através de uma linha de trem até o local, que se conecta com as linhas de ônibus, trem-bala e metrô, também há um edifício garagem que comporta veículos movidos a energia elétrica.

Debaixo do terminal há uma estação de trem e uma linha de metrô, que permitirão aos viajantes chegar ao centro da cidade em 20 minutos. 

Apesar de toda essa obra, o novo aeroporto já nasceu no limite da sua capacidade, o atual aeroporto de Pequim movimenta 95 milhões de passageiros, e parte desse tráfego de passageiros deve ser diretamente migrado para o terminal novo, que vai abrir com capacidade para 72 milhões de passageiros por ano.

As companhias da aliança SkyTeam já confirmaram que vão operar no aeroporto novo, enquanto as companhias da Star Alliance continuarão no atual terminal. As companhias da Oneworld planejam operar no Daxing Airport.

 

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