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Air France e TAP deixam de usar o Airbus A340 em voos para o Brasil

O Airbus A340 está aos poucos “sumindo” da frota das companhias aéreas, as próximas que planejam deixar de operar com o quadrimotor da Airbus são as empresas Air France e TAP.

Coincidentemente as duas deixarão de operar voos para o Brasil com o A340. A Air France foi mais rápida, e operou nesta última sexta-feira (25/10) seu último voo com o A340 para o Brasil, substituindo a aeronave pelo bimotor Boeing 777-200 na rota entre Fortaleza e Paris.

A substituição já é fixa. A Air France optou por aumentar a oferta de assentos na alta temporada, visando tanto a demanda da Europa para o Brasil, como as viagens internacionais dos brasileiros. Mas após a presença do 777-200, entra nessa rota para Fortaleza o 787-9 Dremliner, a partir de 29 de março de 2020.

E neste sábado (26/10) a TAP vai operar de Recife para Lisboa seu último voo comercial com o Airbus A340, aposentando a aeronave logo em seguida. No lugar entra o A330neo.

O último pouso no Brasil deverá ser próximo das 20h45, e a última decolagem deverá ser realizada às 23h55, com pouso em Lisboa já no dia 27 de outubro.

Foto – Divulgação

Anteriormente a TAP previa aposentar o A340 em dezembro deste ano, após alguns atrasos nas entregas do A330neo, que já foram regularizados pela Airbus. Uma outra programação inicial, antes dos atrasos nas entregas das aeronaves A330neo, listava a aposentadoria do A340 em fevereiro de 2019.

A TAP já aposentou as aeronaves de matrícula CS-TOA e CS-TOD, no início deste mês, e vai encaminhar esses últimos quatro aviões A340 para Teruel, na Espanha, onde serão desmontados. A companhia opera com esses A340 desde 1994.

 

O Boeing 787 Dreamliner da Air France

787-9 da Air France

A Air France recebeu no fim de 2016 o primeiro Boeing 787-9 da sua frota.

A nova aeronave oferece muitos benefícios, como WiFi a bordo, janelas aproximadamente 30% mais largas do que em aeronaves similares e três classes para os passageiros, Business (30 assentos), Premium Economy (21 assentos) e Economy (225 assentos).

Os assentos da Premium Economy são 2,5 cm mais largo, com almofadas mais confortáveis e parte inferior do encosto reforçada, têm mais espaço para as pernas e aumento de 5 cm entre a distância das poltronas. A estrutura de assentos será fixa, item popular ente os viajantes da companhia, que desfrutarão de melhor qualidade no sono com reclinação de 130° da poltrona, mais espaço entre assentos com apoio de braço 2,55 cm mais largo e mesa que possibilita aos passageiros manter seus livros ou tablets retos.

Por ser um Dreamliner, o primeiro 787 da Air France tem ainda outras vantagens, alinhadas com preocupações globais envolvendo sustentabilidade. O consumo de combustíveis é reduzido em 20% comparado com modelos anteriores da aeronave e há uma redução significativa nas emissões de CO2.

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Companhias Aéreas, Notícias

Tags: A340, TAP, Voo, Voos