Air France instala tecnologia para realizar torneio de gamers dentro de uma aeronave

Foto - Aeronews

A Air France está testando uma nova tecnologia a bordo das suas aeronaves. Chamada de Li-Fi, ela permite a transmissão de dados até o sistema de entretenimento do passageiro com baixa latência, ao contrário do sistema wi-fi comum.

A tecnologia é baseada em uma transmissão de dados por luz, garantindo alta velocidade e baixa latência semelhante à fibra ótica.

Experimentalmente, 12 assentos de um Airbus A321 receberam essa tecnologia, que já foi testada durante o voo comercial AF 6114 no último dia 30 de outubro, entre Paris e Toulouse, duas cidades da França, através de um torneio com jogos eletrônicos.

Foto – Aeronews

De acordo com a companhia, ela vai continuar a testar essa tecnologia da Latécoère em parceria com a Ubisoft, uma empresa bastante conhecida no mercado de jogos eletrônicos.

Como desvantagem da tecnologia, a companhia aérea precisa instalar um transmissor/receptor para cada assento, e também no bagageiro superior, visto que o dispositivo precisa estar em contato com a luz. A conexão com o sistema de entretenimento é via cabo.

Como vantagem, essa tecnologia diminui a quantidade de cabos de transmissão de dados até o sistema de entretenimento, diminuindo o peso das aeronaves que são equipadas com IFE.

Foto – Aeronews

“Estamos muito orgulhosos de ser a primeira companhia aérea a lançar uma aeronave equipada com Li-Fi e a organizar uma competição de videogame a bordo. Esse primeiro avião é o resultado de uma grande colaboração entre as equipes da Latécoère, Ubisoft e Air France. Estou convencido de que essa experiência abrirá o caminho para novas experiências de entretenimento a bordo para nossos clientes, especialmente no que diz respeito aos jogos.”


“Este primeiro voo equipado com nossa tecnologia Li-Fi é um passo importante na implantação dessa tecnologia no mercado aeronáutico. Estamos convencidos de que o Li-Fi revolucionará a conectividade em voo nos próximos 5 anos. Estou particularmente satisfeito com o trabalho realizado em colaboração com as equipes de engenharia e manutenção da Air France Industries KLM, que realizaram o trabalho de certificação da solução e sua integração na cabine em tempo recorde”, acrescentou Yannick Assouad, CEO da Latécoère.

Deborah Papiernik, Diretora de Projetos Inovadores da Ubisoft, concluiu dizendo: “Estamos muito satisfeitos por termos tido a oportunidade de participar do lançamento de uma tecnologia inovadora que promoveu uma parceria 100% francesa, além de poder fornecer nossa experiência em videogames. Sem dúvida, o entretenimento a bordo se tornará rapidamente um novo playground para todos.”

DEIXE UMA RESPOSTA