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Air France Airbus A220
Foto: Airbus

Pouco depois de receber o primeiro Airbus A220 (versão -300) da sua frota, a Air France voltou a ressaltar seu interesse por uma versão maior da aeronave.

Com capacidade máxima de 160 passageiros (ou 148 na Air France), o A220-300 é uma aeronave ideal para substituir o A318/19ceo, porém, deixa uma lacuna na frota da empresa entre o A321neo e o A220.

No passado, em um slide de apresentação de resultados, a Air France também listou suas futuras encomendas para o Airbus A220, 60 no total. Lá os pedidos e opções do A220 foram listados como “A220-300-500”.

Airbus A220 Air France
Foto: Air France

De acordo com o AirlineRatings, a Air France e a Airbus retomaram as discussões preliminares sobre um A220 estendido, que pode demorar cinco anos para surgir.

A meta da Air France é conseguir um avião mais eficiente que o A320neo, para substituir os seus antigos A320ceo. A companhia quer um avião com capacidade rondando 180 passageiros.

“Não é uma questão de se, mas quando um A220 alongado se tornará o sucessor de nossa família A320 de corpo estreito. Esses planos existem desde que a Bombardier iniciou o projeto para a série CS”, disse Christian Scherer, CCO da Airbus.

A Air France tem atualmente 44 aviões Airbus A320ceo com idade média de 12 anos, e conta com 60 opções de compra para o A220, além das 60 encomendas firmes para a versão -300, maior disponível atualmente.

 

Um Airbus A220 maior

No projeto da Bombardier também estava uma possível versão CS500, de maior capacidade que a CS300 (atual A220-300). Uma expansão de 3 a 4 metros na fuselagem do A220 seria suficiente para colocar o avião na capacidade máxima de 190 passageiros, sem comprometer tanto o peso da aeronave.

O presidente do programa CSeries declarou em 2016 que a atual asa da aeronave seria capaz de suportar uma versão de maior tamanho, e peso.

Mesmo crescendo de tamanho, a diferença de peso é grande o suficiente entre uma aeronave de nova geração, como a linha A220, e a antiga geração da Airbus mas com motores novos, o A319neo. Um A220-300 tem seu peso operacional (vazio) de aproximadamente 37 toneladas, enquanto o A319neo pesa 42,6 toneladas.

Uma versão de fuselagem expandida do A220 seria diretamente uma substituta do A320neo no mercado, provavelmente com uma eficiência muito maior no consumo de combustível. Apesar dessa iniciativa, a Airbus ainda está encorajada nos seus estudos recentes para criar um novo avião no mercado narrowbody, e continuar liderando nesta parte do mercado de aviões comerciais (clique aqui para saber mais).

 

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