Air France A320 Belém
Foto: Eduardo Henrique/@educostaspotter

A Air France retomou oficialmente suas operações para Belém, mas a aeronave e a rota são diferentes das outras que operam no Brasil. A rota em questão foi suspensa há alguns anos em razão da pandemia.

Os voos AF4018 devem ocorrer nos dias 29 de julho, e também 05, 12 e 19 do mês de agosto, com decolagem de Belém às 15h20, e pouso proveniente de Caiena às 12h40. Os voos são pontuais, e serão disponibilizados apenas nestas datas, todos com o Airbus A320.

A operação é para cobrir os voos da Surinam Airways, que foram cancelados, e faziam essa ligação entre o Brasil e Paramaribo, possibilitando uma ligação com a Guiana Francesa por terra.

Os voos foram fretados, e não estão sendo vendidos pela Air France em seus canais oficiais. Contudo, esta é uma boa oportunidade de fotografar a passagem de uma aeronave da Air France em Belém.

O Airbus A320 de matrícula F-HEPC pousou em Belém às 14h07 (horário local), cumprindo 1 hora e 10 minutos de voo. 

A aeronave decolou 1 hora depois para Cayenne (CAY) chegando por volta das 16h55 na Guiana Francesa. 

 

Curiosidade: Air France já operou no Aeroporto de Belém com um Boeing 737-200

Na década de 80 a Air France operou no Aeroporto de Val de Cans utilizando um Boeing 737-200, operando a mesma rota com destino a Paramaribo e Cayenne. As operações foram substituídas logo depois pelos DC-8 da Surinam Airways.

O perfil @nostalgiavaldecans publicou uma foto do “breguinha” da Air France em operação na década de 80, no Aeroporto de Belém.