Air France vai aposentar todos os seus aviões Airbus A380 nos próximos três anos

Foto - Divulgação/Air France

A Air France anunciou nesta terça-feira (30/07) que vai aposentar em breve os seus aviões do modelo Airbus A380, além de também ter anunciado a encomenda de até 120 aviões Airbus A220-300.

Ao todo a companhia opera atualmente com 10 aviões Airbus A380, e relatou hoje que todos esses aviões serão aposentados até 2022.

Anteriormente a companhia estava estudando fazer um retrofit completo do interior da aeronave, mas o alto custo envolvido, entre US$ 35 milhões e US$ 45 milhões por avião, pode ter inviabilizado o projeto da companhia.

Cerca de três aviões já seriam retirados até 2021, e a companhia ficaria então com 7 aeronaves. Cinco das sete aeronaves em questão são de propriedade da Air France, enquanto o restante a companhia arrenda.

A companhia aérea afirma que o consumo de combustível por aeronave de quatro motores é 20-25% mais alto em comparação com os bimotores de “nova geração”, como o Airbus A350 e Boeing 777X.

O Grupo Air France-KLM disse que “o atual ambiente competitivo limita os mercados nos quais o A380 pode operar lucrativamente”.

“O aumento dos custos de manutenção de aeronaves, bem como as reformas necessárias da cabine para atender às expectativas dos clientes reduzem ainda mais a atratividade econômica dos A380 da Air France”.

Enquanto isso, o Grupo Air France-KLM disse que está estudando opções de substituição para o A380 com jatos widebody de longa distância.

Cada A380 da Air France é configurado com 516 assentos em três classes (com Premium Economy), são 8 assentos na First, 80 na Executiva, 38 na Premium Economy e 389 na Economy.

Apesar disso, a Classe Executiva do A380 não é moderna e atual como nos aviões Boeing 787, 777 e Airbus A350, este último está chegando em breve na frota da companhia.

 

Foto – Air France Media

De qualquer forma, o Airbus A380 vai contra as metas da Air France para melhorar a rentabilidade da companhia, depois de um período turbulento.

O novo vice-presidente executivo do Grupo Air France-KLM traçou quatro metas:

  1. A companhia deverá ter frota simplificada, então uma grande diversidade de aeronaves de modelos diferentes é um problema. A Air France mostrou isso nas últimas duas semanas ao escolher ficar somente com o A350, e repassou encomendas do Boeing 787 para a KLM, que só vai operar no futuro voos de longa distância com o avião da Boeing.
  2. Layouts eficientes e com equilíbrio entre espaço disponível e quantidade de assentos por aeronaves. Nesse ponto é bem provável que a Air France mate de vez a Primeira Classe, e opte pelo modelo assento-cama na Business.
  3. Consistência de produto, aliás, o cliente não pode sentir-se em outra companhia ao trocar de avião no long-haul.
  4. Comprometimento dos funcionários, isso também pode garantir que não haverá novas greves.

Esse movimento da Air France é para diminuir os seus custos totais e melhorar a rentabilidade da frota. O A380 será substituído pelo A350, inclusive anos atrás a companhia optou por converter encomendas do A380 para o novo A350 da Airbus.

 

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