Foto - Divulgação

Em uma cerimônia de entrega em Hamburgo, na Alemanha, a companhia aérea Air Asia recebeu o seu primeiro Airbus A321neo.

O evento ocorreu na quarta-feira sob céu cinzento e condições de chuva. Segundo o The Star, o jato de longo curso de corpo estreito começará a operar nesta semana a partir do centro da AirAsia em Kuala Lumpur, para cidades da Ásia. Os destinos já identificados incluem Kuching e Kota Kinabalu.

De acordo com fontes como a FlightRadar24 e a Planespotters, o avião recebeu o registro 9M-VAA e inclui uma decoração exclusiva e ‘funky’.

“Não poderíamos estar mais empolgados com o fato de ser a nova espinha dorsal de nossas operações no Grupo AirAsia. Com o aumento de 25% da capacidade e 10% de redução no custo por assento, o A321neo nos permitirá manter tarifas baixas para que ‘Todos possam voar!’ … Esta nova geração de aeronaves oferece capacidade e benefícios de custo significativos que podemos repassar aos nossos hóspedes sob a forma de tarifas de grande valor e também abre oportunidades de expansão de rede emocionantes, permitindo-nos pilotar a aeronave por mais uma hora e meia a mais. ”– Veranita Yosephine, CEO da AirAsia Indonesia

Um post recente no Twitter sobre a entrega menciona que esta é a primeira aeronave dentre as 353 encomendadas da Airbus. De fato, a entrega deste modelo em particular faz parte do plano da AirAsia de passar da frota existente de aeronaves A320neo para o A321neo maior.

A AirAsia revelou o pedido do A321neo no Paris Air Show deste ano. A companhia aérea anunciou uma conversão de 253  pedidos do A320neo para o A321neos maior. Isso fará da AirAsia o maior cliente do mundo para esse tipo.

O A321neo maior oferece 50 assentos a mais que o aviões A320neos atuais. Além disso, também oferece 40% a mais de espaço de carga, além de “capacidade ampliada de assentos com um uso otimizado do espaço na cabine”.


O A321neo é a variante mais longa da popular família de aeronaves A320. De fato, com as novas melhorias do neo (nova opção de motor), espera-se um aumento de 20% na eficiência de combustível do A321ceo (opção de motor convencional). Os recursos de eficiência incluem motores de nova geração e Sharklets que economizam combustível.