Airbus entrega o primeiro A220-100 da Delta Airlines

A Delta Airlines recebeu no final da tarde desta sexta-feira (26/10) o primeiro A220-100 da sua frota, fabricado pela Bombardier e entregue pela Airbus.

Capaz de levar 109 passageiros, o Airbus A220 da Delta é revolucionário na frota ao substituir as aeronaves antigas, da linha MD e Boeing 717, pela sua economia de combustível que pode ser até 25% superior quando comparamos com esses aviões de antiga geração.

A aeronave é equipada com uma configuração de 109 assentos, sendo 12 na Primeira Classe (em disposição 2-2), 15 no Delta Comfort+ (em disposição 3-2) e 82 na Cabine Principal (em disposição 3-2).

A aeronave ainda está equipada com Wi-Fi, telas individuais de entretenimento, tomadas individuais para carregar dispositivos móveis e internet via satélite pela tecnologia 2Ku, realmente um padrão bastante diferente das aeronaves antigas que estão saindo aos poucos da frota.

A aeronave foi totalmente montada em Mirabel, na província de Quebec, Canadá, onde está localizada as instalações da Bombardier para a montagem do A220, hoje de propriedade também da Airbus.

No total a Delta encomendou 75 aviões deste modelo, com opções de compra para mais 50 deles. A Delta opera com 235 aeronaves fabricadas pela Airbus e tem mais de 275 aviões encomendados da mesma marca.

 

Primeira rota

A Delta quer operar voos comerciais com o A220 a partir de janeiro de 2019.

O primeiro voo comercial que a companhia vai operar com um Airbus A220 será entre Nova York (LaGuardia) e Boston (Logan Internacional), no mesmo dia a aeronave ainda vai fazer um voo de LaGuardia para Dallas (Ft).

Os voos com o A220 estão sendo vendidos desde o dia 13 de outubro no site da companhia, confira a lista abaixo de voos disponibilizados:

Rota

Data de estreia

New York-LGA para Boston

Janeiro

New York-LGA para Dallas/Ft. Worth

Janeiro

Detroit para Dallas/Ft. Worth

Março

New York-LGA para Houston-IAH

Abril

Salt Lake City para Dallas/Ft. Worth

Maio

Minneapolis/St. Paul para Dallas/Ft. Worth

Junho

Houston-IAH para Detroit & Minneapolis/St. Paul

Julho

Houston-IAH para Salt Lake City

Julho

New York-JFK para Dallas/Ft. Worth

Agosto

 

Polêmica

Em 2017 a Boeing entrou com um processo no Departamento de Comércio americano contra a Bombardier.

Na queixa, a Boeing tinha estimado que a Bombardier vendeu cada CS100 por 19,6 milhões de dólares, contra um custo de fabricação de US$ 33,2 milhões. No preço de catálogo de 2017, a aeronave era avaliada em 79,5 milhões de dólares. Contudo, o preço de catálogo nunca reflete o valor pago pelas empresas, que têm descontos consideráveis.

A Comissão Americana de Comércio Internacional (USITC) avaliou no início de 2018 que os impostos aplicados por Washington às aeronaves CSeries, da Bombardier, são injustificados, rejeitando assim o pedido da Boeing apoiada pelo Departamento de Comércio.

Dessa forma os aviões da Delta não serão taxados em quase 300%, ao entrarem nos Estados Unidos.

 

Junção com a Airbus

Em outubro de 2017, a Airbus adquiriu uma participação maioritária no programa CSeries da Bombardier e anunciou planos em mover a produção dos aviões CSeries destinados ao mercado americano em uma fábrica dela no Alabama, no sudeste dos Estados Unidos para serem vendidos para operadoras dos EUA a partir de 2019.

A linha de fabricação nos EUA foi um pedido da própria Delta, para amenizar qualquer recorrência de taxas durantes as entregas.

O resto da participação acionária foi dividido em 31% para a Bombardier e 19% pela Investissement Québec. Anteriormente a participação era dividida em 62% para a Bombardier e 38% para a Investissement Québec.

 

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