Airbus A-400M Atlas chama a atenção durante o Dubai Airshow 2019

Foto: Airbus

Em um briefing para jornalistas internacionais durante o Dubai Airshow, Ioannis Papachristofilou, chefe de marketing da Airbus Defense and Space, descreveu o A400M como “o divisor de águas” para aviões militares.

Ele disse que as capacidades do Atlas são melhor resumidas por uma missão “modelo” que destaca a versatilidade do A400M. “Com sua capacidade de acomodar cargas grandes e pesadas de até 37 toneladas, o A400M pode voar em altas velocidades e altitudes a distâncias estratégicas para dobrar o alcance de aeronaves médias e, em seguida, entregar suas cargas úteis em ambientes verdadeiramente táticos – de airdrops a pousos em aeródromos austeros e nas praias. ” 

Hélice hexapá do A400M – Foto: Airbus

As operações da A400M abrangem o mundo 

A Airbus forneceu 85 A400Ms para os serviços militares de seis países, sendo 31 para a Alemanha, 20 recebidos pelo Reino Unido, 15 entregues na França, nove na Turquia, seis na Espanha, seis na Espanha e quatro na Malásia.

Essas aeronaves registraram um total combinado de mais de 60.000 horas de vôo, realizando missões táticas e logísticas na África e no Oriente Médio, além de apoiar missões humanitárias em todo o mundo.

Exemplos operacionais incluem o papel do A400M no envio de aeronaves de combate Eurofighter da Força Aérea Espanhola para a Letônia como parte da operação de Presença Avançada para a Frente da OTAN (EFP), com o Atlas demonstrando sua resposta rápida, cruzeiro em grandes altitudes e a capacidade de ser totalmente integrado espaço aéreo civil.

Do reabastecimento aéreo à busca e salvamento

A Força Aérea Alemã utilizou os recursos de reabastecimento ar-ar do A400M ao implantar aeronaves de combate no Oriente Médio. Como navio-tanque, o A400M pode “completar” duas aeronaves de combate simultaneamente, usando suas cápsulas de reabastecimento de mangueira e drogue, localizadas sob cada asa, transportando até 50,8 toneladas de combustível internamente, sem incluir sua área de carga.

Foto: Airbus

Para a Royal Air Force, um A400M foi posicionado permanentemente nas Ilhas Malvinas para substituir um avião Hercules, realizando missões de vigilância marítima e tarefas de busca e salvamento, além de evacuação médica – ao mesmo tempo em que beneficia de seu alcance e resistência mais longos quando comparado ao legado aeronaves. Outra vantagem do A400M é a pré-programação dos padrões de voo SAR no sistema de gerenciamento de voo da Atlas, permitindo que esses padrões sejam executados pelo piloto automático.

Airdrops africanos para operações anti-insurgência

A Força Aérea Francesa enviou suprimentos para a Base Aérea de Kidal, no Mali, onde a “Operação Barkhane”, liderada pela França, está realizando ações de combate ao terrorismo na  região do Sahel , na África  . Um A400M pode lançar 16 toneladas em uma única carga e até 25 toneladas em uma única passagem para várias cargas.

Numerosas missões de assistência humanitária foram executadas pelos A400Ms, incluindo operações para Moçambique com aeronaves do Reino Unido, Espanha e Turquia para vítimas do ciclone Idai. Na Indonésia, a Força Aérea Real da Malásia participou do socorro após o terremoto e tsunami de 2018, com o A400M fornecendo caminhões, escavadeiras e suprimentos de combustível – sendo o único avião que utiliza a pista danificada pelo terremoto em Palu, aterrissando em menos de 800 metros.

Realizações do programa A400M

Durante a coletiva de imprensa da Airbus para jornalistas no Dubai Airshow, Papachristofilou atualizou os repórteres com as mais recentes realizações do programa do A400M, incluindo a certificação da capacidade total da aeronave em pistas não pavimentadas. Isso cobre solo duro, superfícies naturais com vegetação, superfícies naturais macias e operações de praia – com esses ambientes usados ​​em operações reais pelos serviços militares do A400M.

A Airbus também entregou uma ferramenta de avaliação de superfície da pista chamada “ASSUR”, que a empresa desenvolveu para auxiliar os operadores no levantamento de superfície e no planejamento das operações quando as pistas não pavimentadas são utilizadas pelo A400M.

Outra conquista é a validação da entrega aérea com até 58 pára-quedistas por porta única e até 80 através do envio simultâneo de portas de ambos os lados da aeronave; bem como os primeiros contatos aéreos de reabastecimento com helicópteros – usando mangueiras de comprimento aumentado de 120 pés.

Fonte: Airbus

 

 

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