ACJ Airbus A220
Foto: Airbus/Divulgação

A Airbus cumpriu hoje (14/12) o primeiro voo com sua aeronave ACJ TwoTwenty, a versão do A220 voltada ao mercado de aviação executiva. A aeronave é equipada com tanques extras, que ampliam a autonomia de voo e permitem maior conforto ao evitar escalas durante a rota.

O primeiro voo, inicialmente de testes, foi realizado pelos pilotos Christophe Marchand e Adam Mason como pilotos de teste e apoiado por Romuald Scheling como engenheiro de teste de voo.

ACJ TwoTwenty interior
Foto: Airbus

A aeronave ainda passará por um processo de certificação adicional, aproveitando o certificado de tipo do A220 já existente, e será entregue à Comlux nas próximas semanas e, em seguida, equipada com uma cabine VIP  em Indianápolis, EUA.

A Comlux foi selecionada como parceira de equipamento exclusivo para as primeiras 15 aeronaves ACJ TwoTwenty.

Foto: Airbus

Baseado no Airbus A220-100, o ACJ TwoTwenty tem um alcance de 10500 km, listado como muito bom para uma aeronave desta categoria. O interior pode ser dividido em seis áreas distintas, e a quantidade de assentos, bem como o conforto, varia de acordo com a escolha dos clientes.

O ACJ TwoTwenty concorre diretamente com o Lineage 1000 (já fora de linha) e os aviões Gulfstream G700 e o Bombardier Global 7500.

A Airbus afirma que a aeronave será capaz de usar os mesmos aeroportos dos jatos executivos concorrentes, mas fornecerá três vezes o espaço da cabine e gerará um terço a menos nos custos operacionais.

O presidente da Airbus Corporate Jets, Benoit Defforge, disse que o A220 não será um concorrente direto do ACJ319neo. Reforça que são jatos que se complementam, e que o novo programa ‘TwoTwenty’ não afetará o A319 e seu programa de cabine executiva e corporativa. 

Os tanques extras do ACJ atraíram até mesmo a atenção das companhias aéreas, que agora desejam uma versão de longo alcance do A220-300 para conseguirem cumprir voos entre diferentes continentes. Confira mais sobre esse tema Clicando Aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA