Airbus A220 airBaltic SAS
Foto: Divulgação Airbus

A Airbus vai realizar mais uma turnê de demonstração do Airbus A220, agora visitando localidades na região do Oceano Pacífico.

Ao todo a aeronave do modelo A220, que será um -300 operado pela airBaltic e alugado pela Airbus, visitará nove destinos em sete países, incluindo as três paradas na Ásia na viagem de volta à Europa.

A primeira parada da turnê será em Vanuatu, onde a companhia Air Vanuatu opera. A aeronave visitará a Austrália (Sydney e Brisbane), Nova Zelândia (Auckland), Nova Caledônia (Noumea) e Papua Nova Guiné (Port Moresby). No caminho de volta à Europa, a aeronave vai parar no Camboja (Phnom Penh) e na Índia (Bangalore e Nova Délhi). 

Exibições estáticas são planejadas em cada parada, bem como voos de demonstração para executivos de companhias aéreas e outros convidados.

O airBaltic A220-300 está equipado com uma cabine de passageiros de classe única com 145 assentos. Como em todas as aeronaves A220, o layout compreende três assentos de um lado do corredor e dois do outro.

A Airbus diz que o A220 oferece capacidade de alcance estendido de até 6400 km. Isso torna a aeronave especialmente adequada para o tipo de operações observadas na região do Pacífico, incluindo rotas de curta a média distância entre as várias nações insulares, bem como rotas mais longas para a Austrália e Nova Zelândia.

Foto: Divulgação Airbus

O A220 está disponível em duas versões, com o A220-100 com capacidade entre 100 e 130 passageiros e o A220-300 maior com capacidade entre 130 e 160, em layouts típicos de linhas aéreas.

No final de setembro de 2019, clientes em todo o mundo haviam feito pedidos de 525 aeronaves da família A220, com cerca de 90 desses aviões já em serviço com seis operadores.