GOL LATAM Companhias Aéreas

O Airbus A320 e o Boeing 737 são inegavelmente os aviões mais utilizados no mundo inteiro, pois são aeronaves de médio porte com capacidades semelhantes porém cada um com suas qualidades e valores operacionais. Cada companhia avalia qual é o melhor avião a sua frota, levando em conta as rotas que são feitas principalmente.

A pandemia de Covid-19 afetou completamente o cenário da aviação mundial, hoje as companhias estão buscando ter aeronaves menores com alcance maior e capacidade para levar uma quantidade considerável de passageiros. Novas empresas surgiram ao longo dos últimos meses e parece que o modelo da Airbus se tornou a aeronave mais atrativa para as novas empresas.

Um levantamento da Simple Flying com base em dados da Cirium, mostra que o Airbus A320ceo agora é o avião mais utilizado no mundo inteiro, representando 22% do número de voos programados para o mês de outubro. A pesquisa aponta que serão realizados 536.222 voos com o modelo.

A aeronave será operada por 182 companhias aéreas em todo o mundo, tendo a China como o principal mercado do avião da Airbus seguido pelos Estados Unidos. Algumas das principais empresas a operar o A320ceo são: China Eastern, IndiGo, EasyJet, China Southern, LATAM Airlines, Spring Airlines, Shenzhen Airlines, Sichuan Airlines, Vueling e Frontier.

No Brasil, o domínio do A320 também é visto, a LATAM Brasil tem o modelo como sua principal aeronave para voos domésticos, seguida pela Itapemirim que possui apenas A320 em sua frota no momento. Anteriormente a Avianca também utilizou o avião como uma de suas principais aeronaves, a Azul utilizou poucos da versão Ceo pois sua frota possui uma grande quantidade da versão Neo.

LATAM Brasil

Seguido por seu concorrente direto, o Boeing 737-800, o modelo norte-americano tem 459.665 voos previstos para o mês de outubro. Os Estados Unidos surgem como o principal mercado para o modelo da Boeing, tendo a Southwest como a principal operadora junto à Ryanair e a American Airlines.

No Brasil, o modelo ainda é o principal utilizado pela GOL em voos domésticos e internacionais em distâncias médias, como em rotas para a América do Sul. A empresa é a única no país a ter o 737-800 em operação, anteriormente a Webjet e a Varig também utilizavam o avião, ambas sendo controladas pela GOL.

O domínio entre a família A320 e a família 737 seguem firmes no TOP 10 das aeronaves mais utilizadas em voos no mês de outubro. O Airbus A321ceo aparece em 3º, seguido pelo Boeing 737-700, o Airbus A319, ATR 72, Embraer 175, CRJ-900, Dash 8 Q400 e fechando a lista o Embraer 190.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA