Airbus A320neo da Azul tenta pousar no Santos Dumont e recebe aviso de “pista curta”

Azul

Neste último dia 25 de setembro um Airbus A320neo da Azul, de matrícula PR-YRJ, sofreu um incidente enquanto tentava pousar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A tripulação da aeronave estava seguindo para pousar no local, fazendo uma aproximação para a cabeceira 20L, quando recebeu um aviso de “Pista muito curta” do computador da aeronave.

Os pilotos decidiram então realizar uma nova tentativa de pouso na mesma pista, fazendo uma nova aproximação com baixa altitude. No entanto, o avião apresentou a mesma mensagem.

Os pilotos então solicitaram um pouso no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, onde pouso na pista 15/33 ocorreu após 30 minutos.

O CENIPA recebeu o relato dos pilotos e está investigando as causas do incidente. O Aeroporto Santos Dumont é conhecido por sua pista pequena, com cerca de 1360 metros de comprimento, no entanto o local é habilitado para receber o Airbus A320neo. Já a pista que a aeronave pousou no Aeroporto do Galeão tem 3180 metros de comprimento.

O aviso “Pista Curta” pode ser emitido em um A320neo quando a aeronave considera que os parâmetros do avião estão fora do especificado, para um pouso numa pista do tamanho requerido.

O site The Aviation Herald relata que o A320neo transportava 174 passageiros e 6 tripulantes no voo AD-4403 de Porto Alegre ao Rio de Janeiro.


.

 

DEIXE UMA RESPOSTA