Airbus A321 convertido para cargueiro completa o primeiro voo de testes

Foto - Benny Zheng

 

O primeiro Airbus A321 convertido para cargueiro completou com sucesso seu primeiro voo de testes nesta quarta-feira (22/01).

O primeiro voo avalia os sistemas básicos da aeronave, e dão prosseguimento no processo de certificação deste avião.

Esse é o primeiro A321 convertido para cargueiro através do programa P2F, montado pela Airbus em conjunto com a ST Aerospace em 2015 para converter antigos aviões da família A320, antes configurados para transporte de passageiros. Além dessa aeronave a Airbus também trabalha na conversão do A330 para cargueiro.

A conversão P2F dá capacidade para o A321 transportar 14 pallets de carga no deck principal, e mais 10 nos porões da aeronave. O peso máximo suportado pelo A321P2F é de 27,6 toneladas, nessa condição a autonomia máxima é de 3700 km, ideal para rotas de curta distância.

A companhia aérea australiana Qantas, que vai lançar o projeto, declarou que planeja iniciar em outubro de 2020 as suas operações com o Airbus A321P2F, uma versão cargueira do tradicional A321ceo, convertida de passageiros para o transporte de carga.

Os voos serão realizados em parceria com a Australia Post, para realizar frete interno no país de base da companhia aérea.

A ST Aerospace é responsável pela fase de desenvolvimento da engenharia, até a aprovação do Certificado de Tipo Complementar (STC) pela Agência Européia de Segurança da Aviação (EASA) e pela Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA. A Airbus dará assistência à certificação da aeronave.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.