Airbus A330 FAB Força Aérea Brasileira
O A330-243, agora KC-30, durante sua passagem pela Flórida. Foto: Mark Lawrence / Twitter

O novo Airbus A330 da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou até o Aeroporto de Victorville (VCV) para ser entregue para a Aeronáutica brasileira. 

No dia 13 de julho, a aeronave realizou sua primeira aparição com as cores da FAB no Aeroporto de Dublin na Irlanda. No mesmo local foram feitas as revisões e manutenções necessárias para tornar o futuro KC-30 em boas condições de operacionais.

A FAB vai avaliar através da Comissão de Recebimento as condições do futuro FAB2901 em Victorville (VCV), o local é conhecido por ser um deserto de estocagem a longo prazo de aeronaves e também de desmontagem daqueles que foram aposentados.

Após a vistoria, a aeronave seguirá para os últimos passos antes de ser oficialmente entregue a Aeronáutica.

O A330 decolou de Fort Lauderdale (FLL) na Flórida ontem (14) às 16h17 (hora local), chegando em Victorville (VCV) por volta das 20h55. 

O novo avião da Força Aérea Brasileira está previsto para chegar na Base Aérea do Galeão (RJ) no dia 26 de julho, de lá o KC-30 será operado pelo Esquadrão Corsário (2º/2º GT). A decolagem está prevista para a noite do dia 25, chegando no Brasil por volta das 10h15.

https://www.instagram.com/p/Cf94rBrM9yN/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Avião-tanque

O A330 da FAB que decolou de Dublin nesta tarde é parte do Projeto KC-X3, que buscava adquirir novos aviões de transporte e reabastecimento em voo de caráter estratégico. A aeronave é fruto do contrato 220004/CABW/2022, da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, cuja vencedora foi a Azul S.A. 

A Azul apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508 (futuro FAB 2902), adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato.

Futuramente os KC-30 2901 e 02 serão convertidos para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport) nas instalações da Airbus em Getafe, na Espanha. Este serviço, no entanto, será coberto por outro contrato. Baptista Jr. revelou em maio que uma equipe da FAB já estava negociando o acordo com a Airbus.
 
Segundo a companhia, a conversão leva cerca de 18 meses. Saiba mais sobre o A330 MRTT e suas capacidades neste artigo especial do Portal AEROFLAP.