A French Bee atingiu ontem (15/05) um recorde com o Airbus A350-900, ao realizar o maior voo doméstico do mundo, entre o Aeroporto de Paris-Orly e Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa, no meio do Oceano Pacífico.

Ao todo foram 16129 km de rota, com decolagem no dia 14 e pouso no dia 15, voando por 16 horas e 49 minutos sem escalas. A aeronave de matrícula F-HREY estava responsável por cumprir o voo.

Clique Aqui para ver os voos realizados por essa aeronave no FlightRadar 24.

“O voo foi realizado em condições de desempenho padrão do Airbus A350, com altitude média de 12500 metros, a uma velocidade de 940 km/h. As qualidades de consumo de combustível do A350, 25% a menos do que uma aeronave convencional de longo curso, permitiram atravessar esses 16129 quilômetros”, disse Ludovic André, Diretor de Operações Aéreas e Piloto Chefe da French Bee.

A companhia aérea não confirmou a carga total nem o número de passageiros, mas ressaltou que estava transportando cerca de 20 toneladas de suprimentos médicos do Governo Francês para a ilha do pacífico.

Em condições ideais para transportar mais de 300 passageiros, a Airbus ressalta que o Airbus A350 pode cumprir uma rota de até 15000 km sem escalas, mas nós sabemos que uma aeronave de grande porte como o A350 pode ter uma autonomia muito superior, quando realiza voos com poucos passageiros.

Conseguimos ter essa perspectiva durante os experimentos do Project Sunrise, realizados pela Qantas com aeronaves 787, que em uma operação regular e com quase 300 passageiros não conseguem cumprir a rota, mas neste caso especial e com poucos a bordo a companhia conseguiu prosseguir com os experimentos.


Lotado de passageiros e bagagens, o peso da “carga” pode superar as 40 toneladas em um A350 da French Bee, equipado com um interior de alta densidade.

A companhia já tinha realizado outros voos para Taiti nos últimos dias, porém com escalas em Pointe-à-Pitre (Guadalupe). Em todos o avião transportava apenas 20 toneladas de carga.

Ao todo a French Bee tem três aviões Airbus A350-900 na sua frota, todos com um interior de alta densidade. São cerca de 411 assentos a bordo, sendo 35 na Premium Economy, e todo o restante na Classe Econômica padrão que conhecemos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA