Airbus A350 ITA Airways
Foto: Airbus

Voou pela primeira vez nesta quarta-feira (20/04) o Airbus A350 da ITA Airways, companhia aérea Italiana que está substituindo a Alitalia. 

A aeronave de matrícula F-WZFT fez um voo de aproximadamente três horas acima do espaço aéreo da França, o pouso ocorreu no mesmo local da decolagem, Toulouse. Normalmente as fabricantes cumprem de três a cinco voos de testes antes da entrega ao cliente.

Confira o rastreamento da aeronave Clicando Aqui.

Com o primeiro A350 em sua frota, a ITA Airways homenageou o ex-técnico da seleção italiana de futebol Marcello Lippi, treinador que comandou a Azzurra em 2006 e se consagrou campeão mundial. A aeronave está equipada com uma pintura Azul Celeste, mas com motores brancos em um layout que lembra bastante a Alitalia.

Já a ITA Airways espera receber a primeira aeronave da frota ainda neste trimestre, antes de iniciar as operações do verão europeu. A grande novidade será a presença do A350 primeiro nos voos para o Brasil e Argentina, após cumprir algumas operações na Europa.

Com o Brasil e a Argentina prestes a receber operações da ITA, o aeroporto de Guarulhos (GRU) receberá o primeiro voo em 1º de junho com cinco frequências semanais, com voos diários a partir de 1º de agosto. Já Ezeiza (EZE), na Argentina, também contará com cinco voos semanais a partir do dia 2 de junho, contando com voos diários da ITA também em 1º de agosto. 

Nos próximos anos a ITA planeja receber novos aviões A220 (15 aviões), A320neo (11 aviões) e A330neo (5 aviões), além dos Airbus A350 (8 aviões no total). A nova companhia vai substituir todos os 53 velhos aviões provenientes da Alitalia.