Emirates Airbus A380

Um Airbus A380 da Emirates, de matrícula A6-EVK, solicitou um pouso de emergência quando estava se aproximando para pouso em Brisbane, na Austrália, cumprindo o voo EK430, que partiu de Dubai.

Os pilotos da aeronave, ao se aproximarem de Brisbane, solicitaram um pouso de emergência. De acordo com os tripulantes, eles suspeitavam que um pneu tivesse estourado na decolagem, e possivelmente precisariam de um auxílio de emergência em solo.

O Airbus A380 pousou normalmente na cabeceira 19R do Aeroporto de Brisbane, e realmente havia um problema no trem de pouso dianteiro, sendo que provavelmente um parafuso soltou durante a decolagem. Um vídeo mostra que um pneu do trem de pouso principal esquerdo também foi danificado, e pousou em Brisbane com um rasgo.

Contudo, além deste ponto, um buraco nas placas de acabamento da raiz da asa foi revelado em inspeção dos mecânicos. Confira na imagem abaixo:

 

Este local onde possivelmente um parafuso colidiu com a carenagem é um acabamento lateral, que dá formato aerodinâmico para esta região, de junção entre a fuselagem e as asas. O local não é pressurizado, e um dano como este oferece pouco risco para o voo, assim como é difícil para os tripulantes detectarem sem ajuda de câmeras.

O avião foi rebocado da pista para o pátio, e está até o momento em Brisbane, onde será reparado antes de retomar para as operações da Emirates. Pela indisponibilidade da aeronave, o voo seguinte, para Dubai, foi cancelado.

 

Via: The Aviation Herald