Airbus apresenta motor de emissão carbono-zero movido a hidrogênio

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Imagem: Airbus

A Airbus revelou que está desenvolvendo um motor de célula de combustível movido a hidrogênio. O sistema de propulsão está sendo considerado como uma das possíveis soluções para equipar suas aeronaves de emissão carbono-zero que entrarão em serviço em 2035.

A Airbus começará a testar em solo e voo a estrutura de motor de célula de combustível a bordo de sua aeronave de demonstração ZEROe em meados da década. A aeronave de teste de voo A380 MSN1 para novas tecnologias de hidrogênio está sendo modificada para transportar tanques de hidrogênio líquido e seus sistemas de distribuição associados.

“Células de combustível são uma solução em potencial para nos ajudar a alcançar nossa ambição de emissão carbono-zero e estamos focados em desenvolver e testar essa tecnologia para entender se é possível e viável para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão carbono-zero em 2035”, disse Glenn Llewellyn, Vice-Presidente de Aeronaves de Emissão Carbono-Zero da Airbus.

“Em escala, e se as metas tecnológicas forem alcançadas, os motores de célula de combustível podem ser capazes de alimentar uma aeronave de cem passageiros com um alcance de aproximadamente 1.000 milhas náuticas. Ao continuar investindo nessa tecnologia, estamos nos dando opções adicionais que irão informar nossas decisões sobre a estrutura de nossa futura aeronave ZEROe, cujo desenvolvimento pretendemos lançar no período de 2027-2028.”

A Airbus identificou o hidrogênio como uma das alternativas mais promissoras para alimentar uma aeronave de emissão carbono-zero, porque não emite dióxido de carbono quando gerado a partir de energia renovável, sendo a água seu subproduto mais significativo.

Existem duas maneiras pelas quais o hidrogênio pode ser usado como fonte de energia para propulsão de aeronaves.

Primeiro, através da combustão de hidrogênio em uma turbina a gás; segundo, usando células de combustível para converter hidrogênio em eletricidade para alimentar um motor de hélice. Uma turbina a gás de hidrogênio também pode ser acoplada a células de combustível em vez de baterias em uma estrutura híbrida-elétrica.

Células de combustível de hidrogênio, especialmente quando empilhadas juntas, aumentam sua potência, permitindo escalabilidade.

Além disso, um motor alimentado por células de combustível de hidrogênio produz zero emissões de NOx ou rastros, oferecendo assim benefícios adicionais de descarbonização.

A Airbus vem explorando as possibilidades de sistemas de propulsão por células de combustível para a aviação há algum tempo. Em outubro de 2020, a Airbus criou a Aerostack, uma joint venture com a ElringKlinger, uma empresa com mais de 20 anos de experiência como fornecedora de componentes e sistemas de células de combustível.

Em dezembro de 2020, a Airbus apresentou seu conceito de cápsula, que incluía seis sistemas removíveis de propulsão por hélice com célula de combustível.

Professor da ESEG comenta importância do conceito da Airbus

Comentário do Prof Marcelo Dias, Coordenador Geral da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

Algo que é bastante interessante na história da humanidade, é a busca contínua por aperfeiçoamento de métodos de produção e novas máquinas, aliando as exigências de cada época histórica.

Estamos em uma época em que a importância de redução dos gases poluentes de extrema ordem, e com isso várias empresas, fabricantes de automóveis, e também de aeronaves, estão buscando alternativas para a redução de poluentes.

Então dente fabricantes que já mexem com essa tecnologia, como Toyota, Yamaha, BMW, eles estão nanjtneface de conseguir tornar viável o seu produto, e o Brasil acaba se destacando neste campo com uma produção de hidrogênio verde que nos temos, que já está bastante adiantado. Então o Brasil pode ter um papel bastante significativo nessa nova tecnologia também.

No caso da Airbus é uma ótima notícia, aeronaves que poluem muito com o advento dessa nova tecnologia de motores de aeronaves hidrogênio, no caso células de combustível a hidrogênio, e um passo muito importante para a redução de poluentes na atmosfera e consequentemente redução do efeito estufa com o aumento da temperatura. Uma ótima notícia da Airbus.

 

 

Via: Airbus e ESEG

 

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