Airbus assina contrato para desenvolver novo software de aerodinâmica

por Aeroflap

A Airbus assinou uma parceria com duas das principais instalações europeias de pesquisa, o ONERA (Centro Francês de Pesquisa Aeroespacial) e o DLR (Centro Aeroespacial Alemão) durante uma cerimônia no Internacional Paris Air Show 2017. A parceria foi assinada por Charles Champion (Vice-Presidente Executivo de Engenharia Airbus), Thierry Michal (Diretor Técnico Geral da ONERA) e o Professor Rolf Henke (Membro da Diretoria Executiva da DLR para Pesquisa Aeronáutica).

A cooperação incidirá no desenvolvimento de novas capacidades de dinâmica de fluidos computacionais (CFD), com base na previsão do fluxo, no final uma plataforma comum será disponibilizada para a Comunidade Europeia de Pesquisa e todas as divisões da Airbus.

As três se comprometeram a implantar uma equipe comum de desenvolvimento e integração, com a capacidade de entregar um código testado e preparado para a indústria, contendo os mais recentes recursos de última geração e relevantes para a aeronáutica. Esta tecnologia avançada de realizar ensaios de fluidos desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento de aeronaves de nova geração, através de melhores projetos aerodinâmicos.

“Na DLR pretendemos avançar a tendência da digitalização na aviação e, portanto, abordar os desafios que a indústria aeronáutica europeia enfrentará nas próximas décadas. Estamos felizes com esta oportunidade de colaborar com a Airbus e a ONERA para desenvolver um código comum da próxima geração. A vasta experiência da DLR na concepção do software Computational Fluid Dynamics para aplicações aéreas e espaciais será um ingrediente essencial “, disse Rolf Henke, membro da Executive Board Member for Aeronautics Research da DLR.

“Esta Parceria é a oportunidade de fortalecer a cooperação ONERA-DLR com a Airbus. Baseando-se em centros de especialização em CFD na França e na Alemanha por um projeto ambicioso: Desenvolver um software de simulação de última geração capaz de lidar com os desafios da próxima década”, disse Thierry Michal, diretor técnico geral da ONERA.

Autor: Aeroflap

Categorias: Empresas, Notícias

Tags: Airbus, Software

Sair da versão mobile