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Airbus Beluga: O diferente avião vai voar por uma companhia aérea em novas missões, veja algumas curiosidades

Airbus Beluga

Certamente você já deve ter ouvido falar ou visto alguma foto do diferente Airbus Beluga, um avião feito especialmente para o transporte de peças e fuselagens da fabricante europeia. Há quem goste de sua corcunda, há quem ache um dos aviões mais estranhos e feios já fabricado.

Nesta matéria você vai conhecer algumas curiosidades sobre essa aeronave.

A Airbus lançou um novo serviço de carga aérea usando sua frota exclusiva BelugaST para oferecer às empresas de frete e outros clientes em potencial uma solução para suas necessidades de transporte de carga desproporcionais.

Foto: Airbus

O novo serviço – Airbus Beluga Transport – fornecerá aos clientes contratados comercialmente em diversos setores, incluindo os setores espacial, energético, militar, aeronáutico, marítimo e humanitário, uma solução para suas grandes necessidades de transporte de cargas.

A primeira missão ocorreu no final de 2021 com uma entrega da fábrica da Airbus Helicopters em Marignane, na França, para Kobe no Japão para um cliente não revelado. O Beluga #3 parou para reabastecer em Varsóvia (Polônia), Novosibirsk (Rússia) e Seul (Coreia).

Phillippe Sabo, chefe da ATI e Air Oversize Transport da Airbus, disse: “A seção transversal mais ampla do Beluga abrirá novos mercados e novas possibilidades logísticas para os clientes. No caso de carregamento de helicópteros – não ter que desmontá-los primeiro – realmente é uma vantagem. Da mesma forma, os maiores motores de aeronaves comerciais podem ser acomodados em uma configuração totalmente equipada”.

Foto: Airbus

Com base no projeto do A300-600, a frota BelugaST de cinco fortes, que até agora tem sido a espinha dorsal do transporte entre locais da Airbus de grandes seções de aeronaves, está sendo substituída por seis BelugaXLs de nova geração para apoiar o ramp-up da Airbus de sua produção de aviões.

O novo serviço Airbus Beluga Transport pode atender a uma infinidade de aplicações de mercado possíveis, uma vez que os aviões possuem a maior seção transversal interna do mundo de qualquer aeronave de transporte, acomodando cargas de até 7,1 m de largura e 6,7 m de altura.

Em um futuro próximo, uma vez que a Airbus tenha fabricados todos os seis novos BelugaXLs, a frota BelugaST totalmente lançada será entregue a uma companhia aérea subsidiária recém-criada com seu próprio Certificado de Operador Aéreo (AOC) e equipe.

Philippe Sabo acrescentou: “A nova companhia aérea será flexível e ágil para atender às necessidades dos mercados externos mundiais”.

Para maximizar a capacidade de retorno do BelugaST para sua base de clientes internacionais, novas especificações técnicas e equipamentos de carregamento estão sendo desenvolvidos para a operação.

Essas soluções incluem um On-Board Cargo Loader (OBCL) automatizado para missões onde uma plataforma de carga/descarga não está disponível no aeroporto de origem ou destino.

 

 

Via: Airbus

 

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