O MSN111, centésimo A400 produzido, no dia de sua entrega à Força Aérea da Espanha. Foto: Airbus/Divulgação.

O cargueiro militar A400M Atlas da Airbus atingiu mais um marco, com a entrega da centésima aeronave produzida. O MSN111 foi entregue à Força Aérea Espanhola (Ejercito del Aire) na segunda-feira (24) em um voo que saiu de Sevilha para Zaragoza, onde são baseados os A400 espanhóis. 

A fabricante também celebra a marca de 100 mil horas de voo da frota global de A400, atingida nessa semana. A aeronave capaz de transportar 37 toneladas é operada na Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, França, Turquia e Reino Unido. 

A aeronave entregue à Espanha incorpora as últimas atualizações de capacidades do cargueiro militar, como a possibilidade de reabastecer dois helicópteros em voo simultaneamente, ensaio realizado com sucesso pela França usando um A400 e dois helicópteros H225M Caracal. 

Testes completados na Espanha em parceria com militares da Força Aérea Real Britânica certificaram a aeronave para lançar paraquedistas a 25 mil e 38 mil pés nos modos de abertura automática e queda livre, respectivamente. O A400M já pode transportar 116 paraquedistas a partir de suas portas laterais ou de sua rampa de carga traseira. 

Outros testes bem-sucedidos incluíram a certificação para o Voo Automático de Baixa Altura em Condições Meteorológicas de Instrumentos, que, segundo a Airbus, é uma marca inédita para aviões de transporte militar, e a expansão da capacidade de lançamento de cargas aéreas de até 23 toneladas, além do combat offload com 19 ou 25 pallets em um ou dois passes, respectivamente. 

O MSN111 decolando para Zaragoza. Foto: Airbus/Divulgação.

Em operações ao redor do mundo, a aeronave tem sido usada em transportes de suprimentos durante a pandemia de COVID-19, além de atuar em missões de transporte aeromédico, até mesmo com módulos de Unidades de Tratamento Intensivo aerotransportados. 

Recentemente a Luftwaffe (Força Aérea Alemã) tornou-se o primeiro operador do A400 como avião tanque em missões reais, apoiando aeronaves em suporte à missão Counter Daesh, na Jordânia, afirma a fabricante.

O Ejercito Del Aire prestou apoio à Força Aeroespacial Francesa, transportando um helicóptero Caracal para Tucson (EUA), validando o processo de carregamento nos A400M espanhóis. Além disso, um A400M francês tornou-se o primeiro a lançar suprimentos por paraquedas em uma operação fora da Europa, entregando quase 40 toneladas de alimentos, água, combustível e munição para tropas na região do Sahel na África. 

Foto: Airbus/Divulgação.