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Airbus certifica variante do A321neo com maior alcance (LR)

A Airbus certificou hoje uma versão do A321neo capaz de operar voos transcontinentais de média distância, a “Long Range” foi aprovada pela EASA e FAA e uma de suas modificações é o acréscimo de três tanques centrais, aumentando a capacidade de combustível.

A aeronave também recebeu a certificação ETOPS 180 minutos, que o afastamento da aeronave em até 180 minutos de um aeroporto alternativo, algo bastante útil em voos transcontinentais.

Com as alterações, o A321neo LR pode fazer voos de até 7400 km mesmo com 206 passageiros a bordo.

Alguns requisitos de certificação foram reaproveitados do A321neo normal, e outros alterados, confira toda a relação a seguir:

  1. Grande mudança na parte inferior, perto dos porões de carga, para acomodar os três tanques extras e os novos sistemas de gerenciamento de combustível e transferência de cargas. Anteriormente o A321 podia receber somente dois tanques extras.
  2. Reforços na parte inferior da fuselagem, por causa dos tanques extras.
  3. Dentro desse contexto, a aprovação da “Airbus Cabin Flex” (ACF), que teve sua estrutura superior modificada. Essa versão já tinha recebido a certificação, mas nunca com tanques extras.
  4. MTOW (Peso Máximo de Decolagem) de 97 toneladas, para adequar ao peso adicional de combustível a bordo.

Apesar disso, o cliente deverá escolher antes da fabricação da aeronave, ou no ato da encomenda, se desejam uma versão LR ou Normal, por causa das alterações envolvidas, um A321neo LR pode ter o seu desempenho diferente de outro A321neo sem os tanques extras.

Quem optar pelo A321neo LR terá a cabine ACF de série, que oferece espaço para mais 20 assentos.

Como são aviões para voos transcontinentais e transatlânticos, ainda temos a exigência da adequação do interior, com equipamentos salva-vidas e botes infláveis, para o caso de pouso na água.

A TAP demonstrou interesse em 12 aviões do modelo A321neo LR, em sua encomenda para 24 aeronaves do modelo A321neo. Provavelmente é uma manobra da companhia para operar voos super-econômicos entre os EUA e Lisboa, com uma consideração sobre os voos que também parte das capitais do Nordeste Brasileiro para Lisboa.

 

Modificações – ACF de série

Para fabricar um A321neo com maior capacidade de passageiros a Airbus fez algumas modificações no projeto. Anteriormente com duas portas comuns (de embarque e desembarque) à frente da asa, agora o A321neo só terá uma porta na parte frontal da aeronave, a outra foi substituída por uma janela de emergência acima da asa, que ocupa menor espaço internamente.

A terceira porta da aeronave, que agora é a segunda, foi movida ainda mais para a parte traseira, para não ficar tão próxima da saída de emergência das asas. Ela também ocupa menor espaço interno e pode ser desativada, ao custo da criação de outra saída de emergência na asa, totalizando duas.

Foto – Airbus

A parte traseira da aeronave, perto dos banheiros e da galley, agora tem o conceito Space Flex incorporado, que diminui o espaço do arranjo traseiro, e consequentemente da galley e dos banheiros. A Airbus já usa esse conceito no A320neo para conseguir atingir a capacidade de 189 passageiros.

 

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