Advertisement

Airbus coloca o 4º avião BelugaXL para voar pela primeira vez

A Airbus está a cada dia se aproximando mais de ter uma frota logística somente com aviões BelugaXL. Nesta terça-feira a 4ª unidade fabricada pela empresa realizou seu voo inaugural.

Agora este avião, de matrícula F-WWCO, passará por uma sequência de testes em voo, antes de ser incorporado na malha da ATI, que já conta com três aeronaves para o transporte de peças, mas que infelizmente estão sendo pouco utilizadas e em situação de estocagem.

Um porta-voz da Airbus disse: Hoje, o quarto BelugaXL decolou para os céus pela primeira vez e realizou seu primeiro voo de teste em Toulouse.”

Ao todo a Airbus planeja operar com seis aviões BelugaXL, que devem substituir completamente a frota anterior de aeronaves do mesmo modelo, porém de geração antiga, baseadas no A300.

Com 63 metros de comprimento e 8 metros de largura, o BelugaXL possui a maior seção transversal de compartimento de carga de todas as aeronaves desse tipo existentes no mundo.

O BelugaXL pode transportar duas asas do A350 XWB em comparação com o BelugaST, que só tem capacidade para transportar uma. Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, o modelo tem autonomia de 4.000 km (2.200 milhas náuticas).

O BelugaXL é baseado em um A330-200 Cargueiro, o que possibilita a reutilização de componentes e equipamentos existentes, e possui motores Rolls Royce Trent 700. A cabine de comando rebaixada, a estrutura do compartimento de carga, a traseira e a cauda foram recentemente desenvolvidas em conjunto com parceiros, dando à aeronave sua aparência distinta.

O BelugaXL é o mais recente acréscimo ao portfólio de transporte da Airbus. Embora o transporte aéreo continue sendo o principal meio de transporte de grandes componentes de aeronaves, a Airbus também utiliza transporte rodoviário, ferroviário e marítimo para transferir peças entre seus locais de produção.

Assim como o BelugaST, a aeronave operará em 11 destinos na Europa, continuando a fortalecer as capacidades industriais da empresa e permitindo à Airbus cumprir seus compromissos.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Airbus, BelugaXL, usaexport, Voo, Voo de Teste