Airbus começa a fabricação do primeiro A330neo

por '@pedro

O primeiro Airbus A330neo está começando a ganhar formas, um ano após o lançamento do programa, comemorado com o primeiro “corte de metal ’em andamento em suas instalações em Toulouse e Nantes. A usinagem do primeiro pylon do motor começou durante esse verão em Saint-Eloi (Toulouse), enquanto a planta da Airbus em Nantes começou a produção da primeira caixa da asa do A330neo.

Caixa de asa do A330neo em fabricação. Formato triangular oferece alta resistência e promove economia de material e peso.

A caixa central da asa produzido em Nantes utiliza um design inovador chamado de Isogrid que contém 330 bolsos triangulares que permite atender a todas as nossas exigências de rigidez, resistência e baixo peso. O novo pylon produzido em Saint-Eloi é um elemento-chave no design inovador do A330neo, ele é responsável pela perfeita acoplagem feita com o novo motor de última geração que equipará a aeronave, o RR Trent 7000. Feito em titânio, o pylon do A330neo usa aerodinâmica de ponta, materiais e tecnologias de projeto derivadas do A350 XWB. O pylon do A330neo será equipado com um nova carenagem inspirada no A350XWB feita a partir de materiais compósitos e de titânio para assegurar a aerodinâmica otimizada do modelo.

Airbus A330-800neo em projeção. Perceba as asas inspiradas no A350.

Os A330-800neo e os A330-900neo são dois novos membros da família WideBody da Airbus, com primeiras entregas programadas para começar no 4º trimestre de 2017. O A330neo incorpora motores de última geração Rolls-Royce Trent 7000, melhorias aerodinâmicas e novos recursos de cabine. O A330neo reduz o consumo de combustível em 14% por assento em relação ao modelo anterior, tornando-o mais eficiente. Além de uma maior economia de combustível, A330neo é beneficiado também por um aumento de alcance na ordem de 400 milhas náuticas e, claro, todas as vantagens da uniformização operacional da família Airbus.

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Não categorizado, Notícias

Tags: Airbus, Airbus A330Neo

Sair da versão mobile