A Airbus apresentou nesta semana o 3º Beluga XL, com a pintura totalmente concluída em Toulouse, na França, avançando na fabricação das suas aeronaves próprias de transporte de componentes.

Este Beluga XL deverá fazer em breve o seu primeiro voo, e como a aeronave já está certificada, a previsão é que a aeronave entre em serviço no início de 2021.

Ao todo a Airbus planeja operar com seis aviões Beluga XL, que devem substituir completamente a frota anterior de aeronaves do mesmo modelo, porém de geração antiga, baseadas no A300.

Com 63 metros de comprimento e 8 metros de largura, o BelugaXL possui a maior seção transversal de compartimento de carga de todas as aeronaves desse tipo existentes no mundo.

O BelugaXL pode transportar duas asas do A350 XWB em comparação com o BelugaST, que só tem capacidade para transportar uma. Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, o modelo tem autonomia de 4.000 km (2.200 milhas náuticas).

O BelugaXL é baseado em um A330-200 Cargueiro, o que possibilita a reutilização de componentes e equipamentos existentes, e possui motores Rolls Royce Trent 700. A cabine de comando rebaixada, a estrutura do compartimento de carga, a traseira e a cauda foram recentemente desenvolvidas em conjunto com parceiros, dando à aeronave sua aparência distinta.

O BelugaXL é o mais recente acréscimo ao portfólio de transporte da Airbus. Embora o transporte aéreo continue sendo o principal meio de transporte de grandes componentes de aeronaves, a Airbus também utiliza transporte rodoviário, ferroviário e marítimo para transferir peças entre seus locais de produção.

Assim como o BelugaST, a aeronave operará em 11 destinos na Europa, continuando a fortalecer as capacidades industriais da empresa e permitindo à Airbus cumprir seus compromissos.