A Airbus apresentou hoje (19/03) algumas fotos do seu novo avião Beluga XL, em sua segunda unidade, que saiu há pouco do centro de pintura de aeronaves da Airbus em Toulouse, na França.

A segunda aeronave Beluga XL agora será encaminhada para testes em solo, bem semelhantes aos realizados pela primeira unidade da aeronave, e então entrará na frota de testes para certificar a nova versão.

Dos 72 testes para certificar o avião, cerca de 48 deles são realizados em solo.

A pintura, que remete a uma baleia Beluga, foi eleita com 40% dos votos a favor, entre seis opções em uma pesquisa que incluiu 20 mil funcionários da Airbus. A Airbus ressaltou que o desenvolvimento do Beluga XL continua com uma antecipação em relação ao prazo estipulado.

 

O Beluga XL

O Beluga XL foi lançado em novembro de 2014 para atender aos requisitos de capacidade de transporte para a Airbus, focando os anos após 2019. Para isso a Airbus usou uma plataforma já existente, o cargueiro A330-200F, o anterior era derivado do A300-600, um avião que já saiu de linha há anos.

O Beluga XL tem seis metros de comprimento a mais, um metro a mais de largura e um elevador de carga com capacidade para seis toneladas , isso comparando com a geração atual.

Quando operacional, a frota de cinco aviões do modelo Beluga XL irá assumir o transporte de seções completas de aeronaves da Airbus entre os locais de produção da empresa em toda a Europa, e as linhas finais de montagem na França, Alemanha e Espanha.

O primeiro dos cinco aviões Beluga XL voou no verão de 2018, e entrará em serviço em 2019.