Airbus A321XLR
Foto - Divulgação

As equipes da Airbus em Nantes na França, entregaram o primeiro Center Wing Box-CWB(Caixa de Asa Central) do A321XLR, 16 meses após realizar os primeiros cortes de metal.

Este é um momento importante para as equipes de Nantes e para o programa, já que o CWB é um dos primeiros componentes principais entregues à unidade integradora de Hamburgo para o início das atividades de montagem estrutural da fuselagem central conhecida como “Seção 15” no A320 Família.

Um desafio significativo

Em um estágio muito inicial no ciclo de produção do Airbus, o CWB – o coração estrutural da aeronave e uma especialidade do site de Nantes – representa um desafio significativo em termos de execução de planejamento:

“O CWB é sempre o primeiro componente principal em cada novo desenvolvimento de aeronaves a serem produzidas, portanto, devemos amadurecer seu projeto muito cedo e gerenciar suas interdependências com sistemas de combustível, cálculos de carga, bem como interfaces físicas para os componentes da estrutura aerodinâmica desenvolvidos na França, Alemanha e Reino Unido ”, explica Yannick Valette, Produto Integrado Team Nose & Forward Fuselage (IPT NFF) Líder do Programa A321XLR e Richard Hue, Líder do Projeto CWB.

Mais de 200 modificações

Para suportar a capacidade aumentada de peso máximo de decolagem (MTOW) do A321XLR, partes do CWB são reforçadas, como longarinas, armações e painéis superior e inferior. 

Componentes do sistema de combustível também foram adicionados ao CWB para permitir o fornecimento de combustível para o novo tanque traseiro central (RCT) integrado à fuselagem em Hamburgo, que fornece ao A321XLR uma capacidade de combustível aumentada de cerca de 12.900 litros, dando um máximo total capacidade de 40.000 litros na aeronave.

Próximos passos

Entregue pelo Airbus Beluga no local de Hamburgo, o CWB será integrado junto com a Seção 15 (o RCT Flange-Module) na parte frontal do Center-Aft-Fuselage (CAF), por meio deste lançando o início da montagem para os principais componentes do esta primeira aeronave na dedicada H260 “Structure Pilot Line” em Hamburgo.

Enquanto isso, em Nantes, os próximos dois CWBs, que se destinam à aeronave de teste de voo, já estão sendo montados. Olhando mais adiante, o CWB para a primeira aeronave entregue para um cliente está previsto para entrar em produção no quarto trimestre de 2021. A entrada em serviço do A321XLR está prevista para 2023.

Via: Airbus