Airbus convida a França para concepção de substituto do Eurofighter Thyphoon

A França foi convidada na sexta-feira, dia 9 de junho, pela Airbus Military a participar de projeto de um novo possível vetor que venha substituir os Eurofighter Thyphoon. O convite ganha reforço ainda nas vésperas do Paris Airshow, um importante evento aeronáutico com grande relevância na aviação militar.

Não é a primeira vez que a França é convidada para realizar em conjunto com outras nações europeias a concepção de um caça de combate. Há 25 anos isso aconteceu, porém, a França decidiu em projetar e construir sozinha o Dassault Rafale, que é um caça de 4ª geração. Em outra via a Alemanha, Itália, Reino Unido e à Espanha produziram o Eurofighter Thypoon.

Porém o cenário muda uma vez que por causa do Brexit (saída do Reino Unido do bloco da União Europeia), a Airbus convidou a França para se juntar ao grupo de países para a concepção de novos sistemas aéreos, países esses somente participantes do bloco econômico.

O objetivo central seria a construção de um novo vetor aéreo e sistemas aéreos já incluídos no NGWS (Sistema de Armas de Nova Geração), que inclui sistemas voltados à guerra aérea do futuro, incluindo é claro os UAV (veículos aéreos não tripulados).

O Eurofighter seria usado para o teste de novos sistemas, até mesmo pois a vida útil da aeronave não é curta. Com os estudos realizados nos Thypoons, os caças estariam adaptados para um novo cenário, além de servir de base para projetos futuros.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.