Advertisement

Airbus Defense decide retirar caça Eurofighter de competição para novo caça do Canadá

A Airbus Defense informou que se retirou da competição da Força Aérea do Canadá para a escolha de um novo caça. A empresa europeia estava oferecendo o então Eurofighter Typhoon, um caça de 4º geração ++. Com os novos caças o Canadá poderia aposentar sua frota de caças CF-18 Hornet.

Em um comunicado oficial de Simon Jacques, presidente da Airbus Defense e Space Canada. Ele disse que, “A Airbus Defense and Space se orgulha da nossa parceria de longa data com o governo do Canadá e de servir as prioridades aeroespaciais do nosso quinto país de origem por mais de três décadas”, afirmou Jacques em comunicado. “Juntos, continuamos nosso foco em apoiar homens e mulheres das Forças Armadas do Canadá, criando empregos aeroespaciais qualificados em todo o país e estimulando a inovação no setor aeroespacial canadense”.

RAF Eurofighter Typhoon- Foto: RAF

O Canadá por meio da ministra de Serviços Públicos e Compras Carla Qualtrough, disse que já reconheceu a decisão da Airbus, dizendo que, “Entende que a participação nesta competição representa um compromisso significativo para os fornecedores e respeitamos essa decisão de negócios”, afirmou. “Gostaríamos de agradecer ao governo do Reino Unido e à Airbus Defense and Space por sua participação e feedback atencioso durante esse processo.”

F/A-18 Super Horney Foto U.S. Navy/Reprodução
(Imagem Ilustrativa)

Há um tempo a Airbus e a Boeing cogitaram sair da competição, alegando que expressaram preocupação de que algumas das especificações favorecem claramente a empresa norte-americana (Lockheed Martin), informou no mês de julho o site Reuters.

F-35A Lightning II da USAF

Com a ausência da Airbus três empresas ficam na disputa sendo duas norte-americanas, a Boeing com o F/A-18 Super Hornet e a Lockheed Martin, com o F-35 Lightning II. Finalizando a lista tem a sueca SAAB com a versão mais atualizada do Gripen. 

Gripens E- Foto: SAAB

 

 

Fonte de apoio: CBC / Edição: Aeroflap

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.