Airbus inicia desenvolvimento de aeronave híbrida para até 100 passageiros

Organização de motores e baterias no conceito da NASA.

Novo modelo de aeronave que mescla motor a Diesel com elétrico deve voar pela primeira vez em 20 anos e terá capacidade para até 100 passageiros.

Aeronave será baseada em conceito N3-X da NASA.

Aeronave será baseada em conceito N3-X da NASA.

Depois de sua primeira experiência com o E-fan, que será comercializado a partir de 2017, inclusive prometendo comercializar modelos de 2 e 4 lugares com autonomia estendida, a Airbus anunciou que em cerca de 20 anos teremos uma aeronave híbrida para até 100 passageiros de uso na aviação regional.

Como explica o fabricante, a futura aeronave híbrida terá características semelhantes a do conceito N3-X da Nasa, apresentado a cinco anos atrás. Nesse projeto, o avião é impulsionado por motores elétricos e os propulsores a combustão, no caso turbinas a gás, geram a eletricidade necessária para o deslocamento. É um princípio semelhante ao de alguns automóveis híbridos, que usam seus motores convencionais como extensor de autonomia.

© Airbus 2008 - Fixion - Air Tanzania

O motor a Diesel gerará uma potência equivalente a 6MW para os motores elétricos que moverão a aeronave, sendo assim o motor a Diesel funcionará como motor auxiliar para fornecer energia aos motores elétricos. Existe a possibilidade também de essas aeronaves serem mais lentas que os atuais ATR, que atualmente tem foco regional.

Uma possível configuração híbrida seria testada no E-FAN  de 4 lugares, que teria uma configuração com motor a combustão para geração de energia extra para as baterias e motor elétrico para propulsionar a aeronave. Nesse caso o motor a combustão também ajudaria a ampliar o alcance e o tempo de voo do avião, solucionando assim o grande problema entorno das atuais baterias de lítio, que suportam pouca carga em relação ao consumo desses motores.

Organização de motores e baterias no conceito da NASA.

Organização de motores e baterias no conceito da NASA.

 

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