Advertisement

Airbus não nega interesse em versão maior do A220

Airbus A220

A Airbus está considerando bastante a produção de uma versão alongada do A220, de acordo com um executivo da empresa.

Recentemente Philippe Balducchi, que lidera o programa do A220 na associação entre a Airbus e a Bombardier, declarou que a empresa estava com foco até então em melhorar as vendas, porém, agora já pensa em como desenvolver seus aviões.

“Não é segredo que a aeronave tem potencial para ser esticada, potencial para crescer”, declarou Philippe Balducchi, que é chefe do grupo formado entre a Airbus e a Bombardier para o A220, antes CSeries.

A fala de Balducchi foi expressada pouco depois da Air France reafirmar que teria interesse em um A220-500, e até citou isso em um slide que mostrava as encomendas da empresa. Lá os pedidos e opções do A220 foram listados como “A220-300-500”. Isso sugere que as opções futuras da companhia aérea para a aeronave poderiam ser convertidas em uma versão esticada da aeronave.

 

Um A220 maior

No projeto da Bombardier também estava uma possível versão CS500, de maior capacidade que a CS300 (atual A220-300). Uma expansão de 3 a 4 metros na fuselagem do A220 seria suficiente para colocar o avião na capacidade máxima de 190 passageiros, sem comprometer tanto o peso da aeronave.

O presidente do programa CSeries declarou em 2016 que a atual asa da aeronave seria capaz de suportar uma versão de maior tamanho, e peso.

Mesmo crescendo de tamanho, a diferença de peso é grande o suficiente entre uma aeronave de nova geração, como a linha A220, e a antiga geração da Airbus mas com motores novos, o A319neo. Um A220-300 tem seu peso operacional (vazio) de aproximadamente 37 toneladas, enquanto o A319neo pesa 42,6 toneladas.

Uma versão de fuselagem expandida do A220 seria diretamente uma substituta do A320neo no mercado, provavelmente com uma eficiência muito maior no consumo de combustível. Apesar dessa iniciativa, a Airbus ainda está encorajada nos seus estudos recentes para criar um novo avião no mercado narrowbody, e continuar liderando nesta parte do mercado de aviões comerciais.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: A220, Airbus