Airbus A220
Foto: Airbus

Em 2020, a fabricante europeia Airbus havia programado um tour de demonstração de sua aeronave A220 pela América Latina. 

O destino inicial do Airbus A220 será a FIDAE que acontecerá no Aeroporto Internacional de Santiago no Chile, o maior evento de aviação havia sido adiado em razão do início da pandemia de Covid-19.

O cronograma de 2020 estava prevista a passagem da aeronave pelo Aeroporto Internacional de Viracopos que é a base da Azul Linhas Aéreas. De Viracopos o avião seguiria para o Panamá em um trecho direto. 

Agora com a FIDAE 2022 confirmada entre dos dias 05 à 10 de abril, a Airbus deve retomar a programação para demonstração do A220 pela América Latina incluindo o Brasil.

Ainda não se sabe se outros países irão receber a visita da aeronave.

Informações emitidas pelo sistema SLOT da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mostram que o avião deverá passar pelos três principais aeroportos de São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos).

O avião tem previsão vir ao Brasil somente após a feira que ocorre no Chile. 

Airbus A220

O Airbus A220-300 está com previsão de chegada no Brasil no dia 12 de abril pelo Aeroporto Internacional de Viracopos vindo de Santiago no Chile. 

No dia 13 de abril, está prevista a passagem da aeronave pelos Aeroporto de Congonhas onde deverá realizar um voo de Congonhas para Congonhas em forma de demonstração. No dia seguinte o A220 deverá seguir para Guarulhos antes de seguir viagem para as instalações da Airbus na França.

Como se trata de um voo fretado, as datas e horários podem ser alterados sem qualquer aviso prévio, cancelamentos também podem ocorrer.

O tour pelo Brasil e também a apresentação na FIDAE tem como objetivo captar novos clientes do modelo na América Latina. O ‘alvo’ principal da fabricante europeia pode ser o Grupo LATAM Airlines.

O menor avião que a companha opera hoje é o Airbus A319, e desde mais ou menos 2012 a empresa não recebe um avião do tipo novo de fábrica. 

Nos últimos anos a LATAM tem recebido apenas aeronaves A320ceo e A320neo além do A321 de porte médio. Considerando também que a Azul apesar de operar o A320neo e A330/A330neo opera também o concorrente direto que é o Embraer E2.

 

 

*A matéria será atualizada em breve.