Advertisement

Airbus quer resolver problema de custo dos A380 usados

A Airbus está trabalhando para resolver um grande problema do A380, o custo de aquisição das aeronaves usadas, atrativas até certo ponto, até a companhia contabilizar o custo de  retrofit do interior da aeronave.

O novo projeto da Airbus engloba todo o serviço de MRO para o A380, a parceria é com outra companhia aérea, que vai precisar reformar o interior de 14 aviões superjumbo da sua frota, a Singapore Airlines.

O projeto da Airbus tem como meta uma redução significativa do custo de reforma do interior, que atualmente pode sair entre US$ 38 a 45 milhões, e muitas vezes inviabiliza a aquisição de aeronaves usadas por companhias aéreas interessadas, como a British Airways.

A redução dos custos será através de usar os conhecimentos de design e engenharia da equipe da Airbus para possibilitar a alteração de forma mais rápida, com menos processos e trabalhadores envolvidos.

Ao mesmo tempo, o uso do conhecimento da Airbus em relação a aeronave evita que o A380 fique dias sem voar devido aos atrasos na manutenção, bem como na instalação do novo interior. Cada dia sem voar é contabilizado como um prejuízo para a companhia aérea.

A HMSS é uma joint venture entre a Singapore Airlines Engineering Company (SIAEC) e a Airbus, com a SIAEC detendo 65% da empresa e a Airbus 35%. A instalação será realizada sempre por uma equipe da Singapore, com ajuda da Airbus, como citado anteriormente.

Atualmente o custo de aquisição de um Airbus A380 está entre US$ 160 a 220 milhões, dependendo do uso da aeronave, bem como a data de fabricação. O valor de aquisição de um A380 usado pode diminuir ainda mais, dependendo da negociação entre as empresas, bem como do tempo de uso da aeronave.

A Airbus, no entanto, não declarou se no futuro planeja fornecer pacotes de atualizações para os A380 existentes, como as winglets apresentadas no A380plus, em 2017.

 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: A380, Airbus