Advertisement

Airbus quer tomar encomenda do Grupo IAG para 200 aviões Boeing 737 MAX

A Airbus declarou ontem (20/06) que planeja fazer uma negociação com o Grupo IAG, na finalidade de realizar uma encomenda de aeronaves equivalente à negociação da empresa com a Boeing, para encomendar 200 aviões 737 MAX 8.

“Gostaríamos de ter a chance de concorrer para esse negócio”, disse o diretor comercial Christian Scherer a repórteres.

A Airbus expressou publicamente sua frustração com o acordo e pediu à IAG que fizesse uma nova competição entre a família 737 MAX e o A320neo. O Grupo IAG não divulgou se a encomenda para os aviões 737 MAX foram realizadas com descontos, e nem a porcentagem desse desconto.

Isso é possível para a Airbus pois o acordo ainda está configurado como intenção de compra, e se finalizado, pode ter valor total de US$ 24 bilhões. Parte dessa encomenda pode ser direcionada para companhias do Grupo IAG, como a Vueling e a LEVEL.

A320neo nas cores da British Airways.

O acordo foi tido como uma grata surpresa à Boeing, que conseguiu uma grande encomenda para o 737 MAX, mesmo em meio a um turbilhão de notícias negativas, essa também foi a primeira encomenda para o 737 MAX desde o acidente com o avião da Ethiopian Airlines, em março deste ano.

Enquanto isso, a Airbus assinou um pedido bem menor de aviões A321XLR com o IAG, mas que serão utilizados na Iberia e Vueling.

Essa negociação pode acirrar ainda mais uma concorrência da Boeing com a Airbus, em um mercado que a fabricante europeia domina, cerca de 60% dos jatos narrowbody de nova geração são fabricados pela Airbus.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Airbus, Boeing, PAS19