A Airbus realizou na sexta-feira (16/11) o primeiro voo do ACJ320neo, uma aeronave executiva de longo alcance baseada no A320neo, depois de meses incorporando o interior exclusivo da aeronave.

O avião foi montado em Toulouse, na França, e transladado para Hamburgo, na Alemanha, onde um interior preliminar foi instalado no avião. A aeronave está equipada com motores CFM Leap-1A, e será direcionada ao primeiro cliente após os testes iniciais.

Na fuselagem podemos perceber uma mescla das cores amarelo-dourado e branco, com linhas que ressaltam a modernidade da aeronave. É uma pintura bem básica, no conceito “clean”.

 

A Acropolis Aviation é a primeira cliente desse tipo de avião. A Comlux, da Suíça, será a segunda cliente da aeronave, e receberá o jato quase simultaneamente. No geral a aeronave compartilha muitos componentes com o A320neo, facilitando a fabricação.

Entre os destaques do novo ACJ320neo está a autonomia de até 11100 km, que recebeu um incremento de 15% devido às atualizações que diminuíram o consumo, como os novos motores e as Sharklets, assim é possível fazer um voo de São Paulo para Berlim, na Alemanha, sem escalas.

A Airbus também reforça que o ACJ320neo é vantajoso devido à extensa rede de operadores do A320neo, que podem dar suporte ao jato executivo em muitos aeroportos ao redor do mundo.

As encomendas para a família ACJ320neo totalizam agora nove aeronaves, compreendendo três aeronaves ACJ319neo e seis ACJ320neo.