A Premium Aerotec entregou para a Airbus o primeiro tanque central traseiro (RCT) do A321XLR, que será indispensável para aumentar a autonomia de voo da aeronave.

O novo tanque central traseiro (RCT) integrado à fuselagem em Hamburgo, que fornece ao A321XLR uma capacidade de combustível aumentada de cerca de 12.900 litros, dando um máximo total capacidade de 40.000 litros para a aeronave.

A estrutura do RCT fica entre as seções 15 e 17 da fuselagem do A321neo XLR, que será apresentado pela Airbus até 2023. O componente será integrado na linha de montagem final com o Center Wing Box-CWB (Caixa de Asa Central) do A321XLR que integra também outro componente, um tanque extra na parte frontal do CWB.

Airbus A321XLR
Foto – Divulgação

O projeto da Airbus contempla uma reformulação completa da parte inferior do A321XLR, para melhor aproveitamento do espaço ao mesmo tempo que minimiza a redução dos porões de carga ao implementar novos tanque de combustíveis extras.

Com as mudanças de design e do novo tanque, o Airbus A321XLR promete ter um alcance de 8.700km, sendo 15% maior que o seu irmão A321LR. O novo avião é muito aguardado por diversas empresas que planejam voar mais longe com uma aeronave mais eficiente, e talvez até alcançar mercados novos.

A montagem final deverá acontecer no segundo semestre desse ano, pois até lá a fabricante deverá fazer alterações no projeto.

Thomas Ehm, CEO da Premium Aerotec, comentou sobre a transferência em uma cerimônia virtual realizada nesta semana:

“Com a entrega do primeiro tanque central traseiro, estamos comemorando um marco importante no programa A321XLR hoje – graças ao ótimo desempenho de toda a equipe e à boa cooperação com nosso cliente Airbus. O dia de hoje mais uma vez prova que estamos bem preparados para as próximas etapas deste novo programa de aeronaves”.